Por todo o País haverá paralisações, conversas com trabalhadores e sociedade e muita resistência para evitar a perda de direitos com a MP 905.

Essa medida provisória do governo Bolsonaro revoga a lei 4.178, de 1962, que proibia a abertura de agências bancárias aos sábados e, além de tirar o descanso aos sábados, permite que a categoria trabalhe aos domingos e feriados.

Também muda a jornada diária ao alterar o artigo 224 da CLT. A jornada do bancário hoje é de 6 horas, de segunda a sexta-feira, num total de 30 horas semanais. Pela MP será mantida apenas para a função de caixa, e ainda assim poderá ser ampliada sem participação dos sindicatos ou por negociação coletiva.

Já a PLR, que tem regras definidas nas mesas de negociação entre sindicatos e bancos, e previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), passa a ser estabelecida unilateralmente, sem a necessidade de negociação com os representantes da categoria nem de constar entre as cláusulas de acordos coletivos, rebaixando valores.

“É fundamental reagir a esse imenso retrocesso. E o primeiro passo é participar da mobilização, inclusive respondendo à consulta sobre a MP 905 no site do Senado”, aponta a conselheira Rita Serrano. A consulta já tem milhares de votos contrários. Outras ações são pressionar os parlamentares para tentar derrubar a medida e intensificar as denúncias à sociedade.

Para acessar a consulta clique em:

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria…

Vamos juntos defender nossos direitos!

#juntospelacaixapública
#juntospelosempregados

Compartilhe: