Entidades associativas e sindicais realizam amanhã (23) o Seminário de Dirigentes Sindicais da Caixa no estado de São Paulo. “Defesa da Caixa, do Brasil e da Vida” é o tema do encontro que terá a participação de representantes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Apcef/SP, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, federações e sindicatos de bancários da base paulista, além da representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, também coordenadora do comitê.

O seminário é realizado já há algum tempo e, com o avanço do desmonte do Estado brasileiro e ameaças de privatização da Caixa, tem ocorrido com maior frequência. O objetivo é agregar propostas que vêm das diferentes bases para sintetizar a discussão em defesa dos direitos dos empregados da Caixa, como Saúde Caixa, Funcef, Acordo Coletivo de Trabalho e, principalmente, a defesa da Caixa 100% pública e dos bancos públicos.

Nos últimos meses, com a pandemia, os trabalhadores do banco têm se desdobrado para atender a população,sofrendo riscos de contaminação e em quadro reduzido. Metas desumanas também ocorrem desde o início da pandemia e as entidades representativas cobram exaustivamente da direção da Caixa condições de trabalho dignas, respeito e valorização dos empregados.

Programação – A abertura do seminário terá a participação de Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região; Jeferson Rubens Boava, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul; Sergio Takemoto, Presidente da Fenae; Rita Serrano, Representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa; Leonardo Quadros, presidente da Apcef/SP; e Aline Molina, presidenta da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo.

Em seguida, haverá debate sobre “Perspectiva Econômica”, com explanação do economista e técnico do Dieese, Sergio Lisboa Santos. Será apresentado logo após o Projeto Covid como doença relacionada ao trabalho. Fazem parte também da pauta do encontro temas como Defesa da Funcef e GT Saúde Caixa.

As inscrições para o seminário estão sendo feitas pelas entidades sindicais.

Com informações da Fenae

Compartilhe: