Os resultados de uma empresa pública vão muito além do que é registrado em suas demonstrações financeiras. Isso fica bem evidente quando se tem oportunidade de ler, por exemplo, o Balanço Social da Embrapa (https://www.embrapa.br/balanco-social), onde se demonstra o significativo impacto das atividades de pesquisa desenvolvidas pela estatal junto à sociedade.

Infraestrutura do comércio eletrônico – No caso dos Correios, embora a empresa não divulgue um Balanço Social, pode-se inferir facilmente que o impacto da atuação da estatal junto à sociedade é bem expressivo, pois a empresa, entre outras coisas, constitui a principal infraestrutura sobre a qual opera o comércio eletrônico brasileiro. Quantos empregos e quantas empresas não são viabilizados a partir da oportunidade de poder comercializar seus produtos para o Brasil todo ou para o mundo, por via postal?

Municípios – Nos pequenos municípios a presença dos Correios é muito relevante. Nestes locais, as agências postais são o núcleo do comércio, onde as pessoas enviam e buscam suas encomendas, recebem e enviam pagamentos, tiram documentos etc. O valor dessa presença fica bem evidente quando, por alguma razão, a agência dos Correios é fechada e a população é penalizada com o a necessidade de se deslocar para buscar atendimento nas cidades vizinhas.

Programas de Governo – Há também grandes programas de governo que são viabilizados pela infraestrutura dos Correios. Nessa vertente, temos, por exemplo, a distribuição de livros didáticos, das provas do Enem, das urnas eletrônicas e de medicamentos, programas de grande impacto na vida das pessoas, que acontecem sistematicamente, sem problemas para o governo, que conta com os Correios desenvolvendo a complexa logística dessas operações.

No momento em que o governo federal tenta, a todo custo, colocar em marcha um processo de privatização, é importante que se tenha em mente que, como acontece com a Embrapa, os resultados dos Correios vão muito além dos números de seus demonstrativos financeiros e estão materializados no bem-estar e no desenvolvimento econômico dos brasileiros. E isso tem muito valor.

Fonte: ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

Compartilhe: