A Câmara Federal aprovou e alterou pontos da Medida Provisória 936, que trata do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda. Entre as mudanças está a ampliação do trabalho bancário de seis para oito horas diárias, o que já havia sido tentado pela MP 905 (da “carteira verde a amrela”), sem sucesso após manifestações da categoria.

“É um novo ataque à categoria bancária, impactando num direito histórico, e que não podemos admitir”, afirma a conselheira Rita Serrano. A MP agora vai para votação no Senado, o que deve ocorrer até quarta-feira, 3. “Já entrei em contato com alguns senadores e peço a todos os empregados do banco que também contatem os senadores de sua região por e-mail pedindo que votem contra essa alteração na jornada. É na Caixa que o impacto será ainda maior, pois ali está o maior índice de bancários que trabalham em jornada de seis horas”, explica.

A MP 936 traz ao menos um ponto positivo, o da ultratividade, ou seja, permite que o acordo coletivo prossiga válido durante o processo negocial mesmo após passar a data-base. Saiba mais detalhes sobre esses dois itens e a MP 936 no podcast disponível no site da conselheira, no link https://ritaserrano.com.br/juntos/podcasts/164-mp-936-ameaca-jornada-dos-bancarios

Compartilhe: