As entidades comprometidas com a defesa do patrimônio brasileiro, com suas empresas e seus trabalhadores, lançam no próximo 7 de outubro em Porto Alegre (RS) a Frente em Defesa da Soberania Nacional. A pauta, ampla, prevê desde a preservação da Amazônia à manutenção dos bancos públicos e demais estatais, como a Petrobras, Eletrobras e muitas outras que são de todos os brasileiros e estão ameaçadas pelo governo Bolsonaro.

A coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, participa da atividade, que integra agenda com mais de uma dezena de ações para divulgar e fortalecer a luta pelo que é público (veja programação abaixo). São iniciativas pelo fortalecimento da democracia e do Estado, estratégias para combater as políticas cruéis do governo Bolsonaro e que passam pela união de forças políticas e sociais rumo a um projeto soberano que garanta proteção social à população, a redução da desigualdade, fim do entreguismo, do retrocesso nos direitos humanos e da fragilização da democracia.

O evento será realizado na sede da Fetrafi RS, localizada na rua Coronel Fernando Machado 820, no Centro Histórico de Porto Alegre, a partir das 18h30. Entre as presenças políticas confirmadas até o momento estão Fernanda Melchionna – deputada federal (PSOL); Gabriela Silveira – vice-presidente Sul da UNE; João Pedro Stédile – coordenação nacional do MST; Manuela D’Ávila – ex-deputada federal (PCdoB); Olívio Dutra – ex-governador do RS; Patrus Ananias – deputado federal e secretário-geral da Frente; Pedro Ruas – ex-deputado estadual (PSOL); Rita Serrano – Comitê, CA da Caixa e Fenae e o ex-senador Roberto Requião. Além do ato político participam artistas como Nei Lisboa, Demétrio Xavier, Jorge Furtado e Unamérica.

Pernambuco – O município de Arcoverde recebe no final desta semana ações do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. A entidade realiza o VIII Encontro dos Bancários do Interior no sábado (28/9), a partir das 9h, no Hotel Cruzeiro. E o evento será precedido por uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Arcoverde nesta sexta, 27, a partir das 19h, em defesa dos Bancos Públicos e Estatais. A proposta é apresentar dados sobre os investimentos feitos pela Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste e discutir os prejuízos da privatização para a população e para o desenvolvimento dos municípios.

Compartilhe: