O Comando Nacional dos Bancários definiu o calendário de conferências, congressos e assembleias para dar início à Campanha Nacional dos Bancários 2020. No entanto, as datas poderão ser alteradas caso seja prorrogada a validade dos Acordos e Convenções Coletivas ou se for aprovada a ultratividade prevista na MP 936/2020.

Os representantes dos bancários também estão debatendo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a validade da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Enquanto não há definição no Senado e pela Fenaban, segue o calendário definido na reunião do dia 10 de junho.

A categoria será chamada a participar da campanha desde o princípio, com a já tradicional Consulta Nacional aos Bancários, que permite a todos os trabalhadores darem sua opinião sobre temas importantes, as prioridades da campanha, as formas como os sindicatos devem se comunicar e até como pretende participar das ações da campanha.

Neste ano, a consulta será eletrônica e poderá ser respondida até o dia 25 de junho. As conferências estaduais/regionais começam a ser realizadas no dia 26 de junho e seguem até 4 de julho.

Os congressos dos empregados do Banco do Brasil e da Caixa serão realizados de 10 a 12 de julho e a Conferência Nacional dos Bancários, na qual se define a minuta de reivindicações, nos dias 17 e 18 de julho. A categoria deve deliberar sobre a pauta em assembleias nos dias 20 e 21 julho e a minuta de reivindicações pode ser entregue à Federação Nacional dos Bancos no dia 23 de julho.

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), todas as atividades serão realizadas por videoconferência.

:: Veja abaixo o calendário da Campanha Nacional dos Bancários:

– 25 de junho – Reunião do Comando Nacional dos Bancários
– 26 e 27 de junho – Conferências Estaduais/Regionais – 1º grupo
– 3 e 4 de julho – Conferências Estaduais/Regionais – 2º grupo – Prazo final
– 10 de julho – Abertura conjunta dos congressos do BB e da Caixa
– 10 e 11 de julho – 36º Conecef
– 11 e 12 de julho – 31º CNFBB
– 17 e 18 de julho – 22ª Conferência Nacional dos Bancários
– 20 e 21 de julho – Realização de assembleias eletrônicas para aprovação da minuta a ser entregue à Fenaban
23 de julho – Entrega da minuta de reivindicações à Fenaban
De 27 de julho a 20 de agosto – Negociações com a Fenaban

Compartilhe: