Nesta terça-feira (14), para as bases em que é necessário, devem ocorrer assembleias para a aprovação da minuta construída pela 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, finalizada no último domingo (12/6). O documento deve ser entregue à Fenaban pelo Comando Nacional na próxima quarta-feira (15/6).

Consulta Nacional – Os anseios da categoria, tirados a partir de debates nas bases em todo o país e embasados na Consulta Nacional à categoria, que contou com mais de 35 mil participações, mostrou necessidade da luta para a construção de um Brasil sem fome, com equidade, emprego digno e salário justo, mais investimentos em saúde e educação, democracia, soberania e que valorize suas empresas estatais e bancos públicos.

Reivindicações aos bancos – O conjunto de cláusulas da minuta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2022 foi aprovada por 99,1% das delegadas e delegados da conferência. Entre os pontos que foram votados separadamente, foi aprovada a reivindicação de aumento real de 5% de nos salários e demais cláusulas econômicas (INPC + 5%) e aumento maior para os vales refeição e alimentação.

Assembleias – Nas bases em que é necessário aprovar a minuta, a assembleia ocorre através do link https://bancarios.votabem.com.br. Para os bancários da base do Sindicato de São Paulo, Osasco e Região, a assembleia que elegeu os delegados para a Conferência também já aprovou a autorização para realizar a negociação coletiva e, portanto, não é necessário participar desta.

“É importante que estejamos mobilizados para fazer a luta por nossos direitos, para conseguirmos repor a inflação, aumento real, e também lutarmos em defesa das empresas públicas. Estamos fazendo reuniões nos locais de trabalho para falar sobre a campanha. Entre em contato conosco pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br para que possamos agendar a reunião em sua unidade”, disse o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.


“É preciso ampliar a discussão da defesa do que é público. O período em que a Caixa mais cresceu foi quando ela teve seu papel valorizado, executando políticas públicas de relevância para a sociedade como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Caixa Melhor Crédito. Para isso, precisamos envolver cada vez a sociedade na defesa do que é público, na defesa da Caixa e, desta forma, garantir a defesa dos nossos direitos como trabalhadores”, reforçou a diretora da Apcef/SP, Vivian Sá.

:: Confira na íntegra a minuta de reivindicações da categoria que será entregue à Fenaban após as assembleias.

Compartilhe: