Estão marcadas para esta segunda-feira (29) novas rodadas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e com a direção da Caixa. Na última sexta-feira (26), bancários de todo o país rejeitaram, em assembleias virtuais, as propostas até então apresentadas.

A última proposta apresentada pela Fenaban contemplava reajuste salarial de apenas 75,8% da inflação, o que levaria a categoria bancária a ter uma perda real de 2% nos salários.

Na Caixa, na última rodada de negociação, os representantes da direção do banco apresentaram empecilhos para o pagamento da PLR aos trabalhadores do banco público. Alegaram que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) está impondo limites para o pagamento e trouxeram à discussão resoluções que existem há mais de 20 anos para tentar justificar os cortes.

Assembleias permanentes – Além de rejeitar a proposta, 92,20% dos votantes aprovaram o estado de assembleia permanente. Com isso, a assembleia fica aberta e os sindicatos podem convocar a categoria a uma nova deliberação sem a necessidade de cumprimento dos prazos legais de convocação de assembleias estabelecidos e sem a necessidade de novas publicações em jornais de grande circulação, bastando apenas uma convocação simples nos veículos de comunicação do próprio sindicato.

:: Fique de olho nas nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter) ou receba nossas informações pelo WhatsApp (clique aqui e cadastre-se).

Compartilhe: