A Apcef/SP enviou ofício à Caixa nesta quarta-feira (16/9) reivindicando que a direção cumpra o compromisso assumido em mesa de negociação e não convoque os GGRs para trabalhar aos sábados. Além disso, a Associação requereu que seja viabilizada a compensação das horas já trabalhadas aos sábados pelos gerentes gerais.

:: Clique aqui para ler o documento.

Em rodada de negociação em agosto, representantes da Caixa afirmaram que não havia qualquer problema com o pagamento de horas extras realizadas durante a abertura de agências aos sábados. Esclareceram, ainda, que havia sido feita uma suplementação de 165% na dotação orçamentária de horas extraordinárias.

Conforme informações da direção, a Caixa permanece com abertura de agências aos sábados por conta do decreto presidencial 10.282 e de acordo firmado com o Ministério Público. No entanto, explicaram que há não exigência de que apenas gerentes gerais trabalhem aos sábados, conforme apontado pelos representantes dos trabalhadores na reunião.

“Os empregados estão muito cansados. Os gerentes gerais têm sido chamados para atuar em outras unidades, porém sem qualquer tipo de remuneração ou compensação do dia trabalhado”, relatou o diretor-presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

Ação para impedir abertura – A Apcef/SP entrou com ação na Justiça para impedir a abertura das agências em feriados. No entanto, a juíza negou a concessão de tutela de urgência na Ação Coletiva que tinha por finalidade impedir que os empregados da Caixa trabalhassem durante os feriados dos dias 20, 21 e 25 de maio, antecipados pela prefeitura de São Paulo.

Na decisão, a juíza enfatiza que “não há vedação em nosso ordenamento jurídico à exigência de labor em feriados”. Entendeu também que o trabalho nos feriados não aumenta a exposição dos empregados a contágio do coronavírus, além daquele a que já estão expostos nos dias comuns.

Por último, destacou que a atividade bancária é essencial de acordo o Decreto Federal 10.282 de 20 de março de 2020, fazendo menção a prévia programação do pagamento do “Auxílio Emergencial”, verba de caráter alimentar.

:: Caso tenha sido convocado para trabalhar aos sábados sem o devido pagamento das horas extras, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: