Nesta quarta-feira (4/11), o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Celso Moretti informou que foi concluído, neste ano, um plano de demissão incentivada que teve a adesão de cerca de 1.200 funcionários, em meio a um programa de reestruturação da estatal que inclui metas para ampliar sistemas produtivos sustentáveis.

Segundo Moretti, a adesão ao plano de demissões permitirá uma economia de 250 milhões de reais por ano para a empresa. Além disso, ele afirmou, durante entrevista coletiva, que a companhia fechou 14 dos 16 escritórios de negócios espalhados pelo país porque grande parte já não cumpria os objetivos propostos. A empresa também eliminou 41 cargos comissionados.

Assim como a Caixa, a Embrapa faz parte dos planos de desmonte do governo. Após críticas sobre a privatização, a principal estatal de pesquisa agropecuária brasileira está passando por um processo de desmonte chamado por Bolsonaro de “repontecialização”.

Segundo reportagem do Valor Econômico, a estratégia inclui desde o Plano de Desligamento Incentivado (PDI), que já teve adesão de 1,2 mil funcionários, passa pela terceirização de algumas atividades-meio e chega à venda de imóveis e ao fechamento de centros de pesquisa.

Compartilhe: