A Comissão de Outorga do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, no início da noite desta segunda-feira (27), o cancelamento do leilão da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) previsto para amanhã, dia 28, às 10 horas.

Não há uma nova data para a realização do leilão.

“Diante da ausência de propostas, o governo vai dialogar com o mercado e avaliar as alternativas disponíveis para decidir os próximos passos, tendo como premissa a abertura do mercado e implantação de concorrência no setor nacional de loterias”, informou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) em nota divulgada nesta segunda.

Entenda – Esta era a sétima tentativa de realizar o leilão. A primeira foi em julho de 2018, mas não apareceram interessados. A disputa, então, foi postergada para o final de novembro, depois para fevereiro, março, abril e maio deste ano.

Pouco antes do quinto adiamento, o BNDES havia publicado documento produzido pela Caixa que definia novos preços para o uso do balcão de sua rede de revendedores lotéricos na comercialização da raspadinha e pagamento dos prêmios.  A instituição havia decidido baixar as tarifas para uso de sua rede lotérica na comercialização da Lotex. Em janeiro, o valor teria piso de 4,34% e limite de 5,66% sobre o valor da aposta. Com as mudanças, foi para uma faixa entre 1,1% e 1,7%.

A expectativa do BNDES era arrecadar pelo menos R$ 642 milhões com outorga em três anos. O prazo de concessão era de 15 anos. Antes, o governo cogitava estabelecer lance mínimo de R$ 1 bilhão.

A Lotex, as famosas raspadinhas da Caixa, é uma das quatro áreas do banco na lista de vendas originada na gestão Temer e que o atual governo está levando adiante. As demais seriam as áreas de cartões, seguros e asset (gestão de ativos).

Compartilhe: