Duas publicações, uma em português e outra em espanhol, serão lançadas no próximo dia 11 de dezembro, no Brasil, para reforçar a importância das empresas e serviços públicos para as sociedades. A primeira delas, com versão em português, é o estudo do Transnational Institute (TNI) apresentado em meados deste ano, que reúne informações sobre mais de 1.400 casos bem-sucedidos de remunicipalização em mais de 2.400 cidades de 58 países ao redor do mundo.

A edição brasileira tem prefácio assinado pelo presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, e a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano, que também participa com o artigo Estado pós-pandemia e as empresas públicas. Os autores lembram que a onda neoliberal e privatista que voltou com força no Brasil a partir de 2016 e se intensificou no atual mandato presidencial é fenômeno global e seu enfrentamento “deve se dar nos diversos níveis de Governo: Central, Estadual e Municipal”.

A outra obra, já conhecida em português, ganha versão em espanhol para esclarecer mitos e realidades sobre as empresas estatais: é a cartilha Empresas Públicas, Fakes e Hechos – Lo Público em Manos Públicas. Originalmente lançada pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas em 2019, a publicação ganha na introdução trecho da carta elaborada em outubro passado durante o 1º Encontro Internacional em Defesa das Empresas e Serviços Públicos – Fórum das Américas em Defesa dos Empregos, Empresas e Serviços Públicos de Qualidade, que discutiu a organização de entidades e trabalhadores em defesa de empresas e serviços públicos na América Latina.

O lançamento das duas obras, com debate sobre os temas, será realizado a partir das 16 horas no Facebook da Fenae, do Comitê e de Rita Serrano, que também é representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa (veja detalhes na imagem). Em breve, as publicações deverão ser disponibilizadas para leitura também via download.

Compartilhe: