O presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos, protocolou na Justiça Federal de Brasília/DF, nesta terça-feira 27 de abril, Ação Popular contra o IPO da Caixa Seguridade, prevista para esta quinta. Também assinam a ação, preparada pela Advocacia Garcez, da assessoria jurídica da Fetec-CUT, o presidente do Sindicato de Brasília, Kleytton Moraes, e a secretária-geral Fabiana Uehara Proscholdt, que também é coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa).

“Essa é mais uma tentativa de impedir o desmonte da Caixa e defender o banco 100% público. Esse patrimônio nacional imprescindível para o desenvolvimento do país não pode ser entregue para o capital privado. A importância da Caixa é ainda mais importante neste momento de pandemia e, principalmente, depois da volta da normalidade, quando o Brasil precisará retomar o crescimento”, afirma Cleiton dos Santos,

Na Ação Popular foram abordados diversos temas importantes, tais como o conflito de interesse na atuação da Caixa como intermediadora na venda das ações e a violação das normas da CVM que regulamentam a oferta pública de ações.

Após a distribuição da Ação, a equipe da Advocacia Garcez já diligenciou perante a Justiça Federal para tentar obter uma decisão judicial sobre o pedido liminar de suspensão da abertura das ofertas, prevista para esta quinta-feira 29. A Caixa apresentou manifestação preliminar, requerendo que o pedido liminar seja analisado após a oitiva do banco. O juiz definirá se decidirá antes ou após as informações da Caixa.

Fonte: Fetec-CUT/CN, com informações da Advocacia Garcez

Compartilhe: