Durante a coletiva de imprensa para divulgação do balanço do primeiro semestre da Caixa ocorrida na manhã da terça-feira (3), o presidente do banco, Pedro Guimarães, confirmou que a estratégia da atual gestão é reduzir o tamanho da carteira de crédito.

Nas palavras de Guimarães “não há problema nenhum” reduzir a carteira, inclusive por meio da securitização de crédito.

Na carteira de crédito Pessoa Jurídica houve queda em todas as faixas (micros, pequenas, médias e grandes empresas), um valor de R$ 18,1 bi ou -11,3% entre dezembro de 2018 e junho de 2019.

Vende tudo – Sobre a venda de ações da Petrobras, o presidente reafirmou acreditar que “não faz sentido um banco ter R$ 8 bi em ações de uma empresa de petróleo”.

A venda de ativos foi um ponto exaltado na coletiva. Guimarães afirmou que é provável que das quatro operações na lista de vendas, a área de seguridade seja vendida até o final de 2019. As demais são cartões, asset e loterias. “Esta será a primeira operação de abertura de capital de uma empresa direta da Caixa”, pontuou.

O presidente do banco ainda declarou que tudo aquilo que não for considerado estratégico para a Caixa será vendido, parcialmente ou integralmente.

Guimarães também enfatizou diversas vezes que enxerga as lotéricas praticamente como agências bancárias, apontando um direcionamento do atendimento para elas como parte de sua estratégia.

Compartilhe: