Em live com investidores o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou esta semana que o governo planeja fazer o IPO do banco digital da Caixa nos próximos seis meses.

No final de agosto já havia sido anunciada a pretensão da Caixa de formalizar a criação de seu banco digital que já estava na lista de futuras privatizações.

No dia 23 de julho, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, adiantou em entrevista que o plano era aproveitar o sistema criado para conceder o auxílio emergencial da pandemia de Covid-19 e transformá-lo em um banco digital que será vendido posteriormente.

Para aproveitar a criação de 120 milhões de contas de poupança criadas pelo auxílio falta apenas a formalização através da abertura de uma subsidiária. Assim, a Caixa terá o maior banco digital do mundo. O foco será justamente a população de baixa renda.

No entanto, o objetivo está longe de oferecer atendimento digital para o povo, o que o governo federal e a direção do banco enxergam deve ser apenas a “oportunidade” de um captar recursos com um futuro IPO.

Compartilhe: