A representante dos empregados da Caixa no Conselho de Administração lançou na noite de ontem (7), em São Paulo, o livro “Caixa, banco dos brasileiros”, que integra coleção de publicações da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Rita também e e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e mestre em Administração.

O lançamento aconteceu durante o 34º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que discute as reivindicações dos bancários para a campanha nacional unificada 2018. A obra apresenta um resgate da história do banco desde sua criação, em 1861, e sua utilização diante das condicionantes político-econômicas de cada período, reafirmando a necessidade de sua manutenção como empresa pública voltada para o desenvolvimento do Brasil. Traz, ainda, uma seleção de fotos históricas, em especial sobre a organização e mobilização dos empregados do banco nas últimas três décadas.

“A ideia é recuperar um pouco dessa rica história do banco e de seus empregados. A Caixa é uma instituição centenária que deve continuar pública e a serviço dos brasileiros. Nesse momento, em que o risco de privatização é grande, é fundamental conhecer esse passado para fortalecer nossa luta presente”, explica Rita. Recentemente, ela também participou da coletânea “Se é público, é para todos”, assinando capítulo sobre o banco, e é autora da obra O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra (2007). Este é o segundo livro da coleção Fenae, inaugurada com “Bancos Públicos do Brasil”, do economista Fernando Nogueira da Costa.

Compartilhe: