Foi lançado nacionalmente, na noite de sexta-feira (13), o livro “Se é público, é para todos”, coletânea de textos sobre empresas públicas brasileiras. O evento ocorreu no Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. A publicação, que teve apoio da Fenae e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), integra ações contra a desvalorização e desmonte das empresas públicas do país e decorre da campanha de mesmo nome, lançada em 2016.

A obra reúne quatro ensaios organizados pelo sociólogo Emir Sader. Além do próprio Sader, são autores o economista Fernando Nogueira da Costa; Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa; e o coordenador da FUP, João Moraes. O livro inaugura o catálogo 2018 do Projeto de Extensão Editorial do Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ).

O primeiro texto, de Sader, apresenta visão abrangente do tema, retomado em recortes nos demais, que tratam de forma detalhada o aspecto público na realidade brasileira. Assim, o economista Fernando Nogueira da Costa reflete sobre a concessão de crédito por bancos estatais, enquanto Rita Serrano e João Moraes abordam, respectivamente, as trajetórias da Caixa e Petrobras, sua função social e estratégica (como geração de créditos e empregos) e que podem ser mantidas em um Estado comprometido com o nacional-desenvolvimentismo.

Lançamento – Durante o lançamento, Rita Serrano falou sobre o processo de produção do livro e denunciou a precarização da Caixa nesse momento, dentro da política do atual governo privatista, tanto para os empregados do banco quanto para a sociedade. “A ideia é também tirar os empregados do anonimato, dando-lhes o protagonismo que merecem”, afirmou, dedicando a obra à geração de companheiros sindicalistas que participaram das muitas lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e agora estão deixando a entidade.

O representante dos petroleiros, João Moraes, destacou a importância da campanha e livro em defesa das empresas públicas, apontando que conhecimento, reflexão e esperança caminham juntos. “Graças aos investimentos públicos do governo Lula chegamos ao pré-sal, o que nos coloca entre os cinco países com mais reserva do mundo. Mas não adianta se não tiver a Petrobras”, avaliou.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, destaca a importância da publicação. “Trata-se de uma coletânea de textos que reforça a necessidade de defendermos o patrimônio público, especialmente num momento em que as privatizações e a retirada de direitos são cada vez mais almejadas pelo governo de Michel Temer. É essencial que trabalhadores e sociedade tenham noção dessas e outras ameaças e se mobilizem”, diz.

Campanha – Um vídeo gravado no Rio de Janeiro, na abertura da campanha “Se é público, é para todos”, também foi exibido durante o lançamento do livro no Sindicato. Participam da produção, que esclarece sobre a importância do bem público, intelectuais, especialistas e sindicalistas, como a filósofa Márcia Tilburi, o geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras; o advogado Ricardo Lodi e o coordenador da FUP, José Maria Rangel, além do ex-presidente Lua, Sader e Rita Serrano.

Nesta quarta-feira (18), a publicação será apresentada durante aula inaugural da disciplina O Golpe de Estado de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os interessados em adquirir um exemplar devem entrar em contato pelo e-mail publiccomite@gmail.com. O valor é de R$ 20 e a arrecadação será destinada à campanha “Se é público, é para todos”.

Confira abaixo os próximos lançamentos:
18/04 – Lançamento integra Aula Inaugural da Disciplina O Golpe de Estado de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil- PPFH/LPP/UERJ – Campus do Maracanã – Auditório 11 – 18h30.
20/04 – Congresso Estadual da Caixa Econômica Federal – Hotel Praia do Sol – Nova Almeida (ES).
21/04 – Inspira Fenae 2018 – Hotel Windsor Oceânico – Rua Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
24/04 – Lançamento no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, às 19h.
26/04 – Lançamento em atividade da FUP – Rio de Janeiro (local a definir)
08/05 – Congresso Nacional, Brasília (DF), Auditório Nereu Ramos, a partir das 9h.

 

Compartilhe: