Um grande ato em defesa da Caixa mobiliza diversos setores da sociedade nesta quarta-feira (23). O objetivo é ocupar as redes sociais para denunciar à população brasileira os ataques à Caixa promovidos pela Medida Provisória 995, que permite a criação de subsidiárias o que possibilitaria, na prática, a privatização da empresa. A programação inclui tuitaço e live de mobilização.

:: Caso não tenha conseguido assistir à transmissão ao vivo, clique aqui.

O debate on-line será realizado às 19h com a participação de parlamentares, sociedade e diversas entidades representativas dos trabalhadores.  A transmissão será feita pelo Facebook da Fenae e trará contribuições sobre o papel da Caixa, deixando claro o que está em jogo neste projeto de desmantelamento do governo federal.

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, será um dos expositores do ato virtual. Para ele, é fundamental somar esforços.

“A atuação de diferentes segmentos sociais mostra que temos unidade nesta luta. Convidamos os que sabem a importância de um banco público como a Caixa a se juntarem a nós”.

Mobilizar o Congresso – Linha de frente na defesa dos bancos públicos, a deputada Erika Kokay (PT-DF) também participa do ato. Ela lembra que a Caixa não pertence ao governo – mas sim ao povo brasileiro. “O Brasil está nos chamando! Mexeu com a Caixa, mexeu com o Brasil”, sustenta. O deputado federal Zé Carlos (PT-MA) complementa: “Precisamos debater este assunto. A MP 995 não pode ser aprovada no Congresso”.

Por seu trabalho no fomento às políticas urbanas habitacionais e de saneamento, a Caixa é estratégica na superação dos problemas vividos pela população que mora nas regiões periféricas das cidades, em situações de vulnerabilidade. Nesse sentido, o deputado Marcelo Freixo (Psol/RJ) lembra que os maiores interessados em acabar com a Caixa são os bancos privados. “A Caixa tem diversos projetos sociais e financiamentos que são da maior importância. Privatizar a Caixa é ilegal, insconstitucional e imoral”, sintetiza.

Tuitaço – A live será precedida por um tuitaço. A ideia é ocupar a rede azul com as hashtags #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil e #MP995Não, chamando a atenção da sociedade sobre a necessidade de frear a privatização da Caixa. Acompanhe a ação pelo perfil @fenaefederacao e junte-se à luta!

Defender o Brasil – No mundo todo, a pandemia está sendo combatida com mais eficiência onde há um Estado presente. Na contramão deste movimento, o governo Bolsonaro segue com ataques às empresas públicas e, principalmente, aos bancos públicos.

Imprescindível ao atendimento à população para o pagamento da renda básica emergencial – entre tantos outros serviços –  fica evidente que defender a Caixa é defender o Brasil. Nessa perspectiva, Takemoto reforça a necessidade de pressionar o legislativo contra a MP 995. “Nós temos alertado todos os dias sobre os danos que o fatiamento da Caixa trará ao país”.

Grande Ato em Defesa da Caixa

22 de setembro
18h: tuitaço (Publique com #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil e #MP995Não)
19h: Live no Facebook da Fenae.

:: Confira quem já confirmou presença

Sergio Takemoto – presidente da Fenae
Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF)
Deputado Federal Zé Carlos (PT-MA)
Deputado Federal Rogério Correia (PT-MG)
Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB-BA)
Juvandia Moreira Leite – presidenta da a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT)
Pedro Sérgio dos Santos Barbosa – vice-presidente da Federação Nacional das Associações dos Gestores da CAIXA (Fenag)
Edgard Antonio Bastos Lima, presidente da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef)
Geraldo Aires da Silva Junior, diretor Regional da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa (Aneac).

Compartilhe: