O jornal O Globo publicou nesta quarta-feira, dia 17, que o governo federal, sob o comando de Paulo Guedes, planeja, ainda este ano, realizar quatro grandes privatizações: da Eletrobras, Correios, Porto de Santos e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), além da abertura de capital da Caixa Seguridade.

A decisão teria sido tomada na semana passada durante a última reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) após cobrança do presidente Jair Bolsonaro.

Os planos não são novos, mas seriam acelerados com a justificativa de “fazer caixa” para que se possa ajudar na retomada da economia. A única novidade é a intenção de privatizar a PPSA este ano.

Parte dessas privatizações devem antes ser aprovadas pelo Congresso Nacional.

Mobilização – Tramita na Câmara dos Deputados o PL 2715/20, de autoria do deputado Enio Verri, que impede a privatização das empresas estatais, por até um ano depois do fim da pandemia do coronavírus. Como uma forma de manter o debate sobre a importância das empresas e serviços públicos, acesse o site da Câmara, se posicione sobre apoie o projeto aqui e compartilhe com os amigos.

Compartilhe: