Nesta quinta-feira (5), o Fórum Social Mundial 2022 será palco do debate “a desigualdade social se combate com bancos públicos fortes”. A terceira de três oficinas organizadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), trará o tema sobre o papel fundamental que bancos públicos têm, em especial durante crises econômicas. O debate acontece às 10h e terá atividades hibridas e online. 

Coordenadora da oficina, a diretora executiva e coordenadora de Bancos Públicos da Contraf-CUT, Eliana Brasil, destacou a presença dos três conselheiros de Administração dos maiores bancos públicos do Brasil – Rita Serrano (Caixa), Arthur Koblitz (BNDES) e Débora Cristina Fonseca (Banco do Brasil), além do técnico do Dieese, Fernando Amorim Teixeira, para a construção do debate sobre a importância dos bancos públicos.

“Nesse encontro, com os conselheiros dos três maiores bancos públicos, vamos ter uma visão do quão importante foi e tem sido os bancos públicos durante as crises econômicas. Durante a pandemia, vimos a importância da Caixa em pagar o auxílio emergencial e pagar diversos outros auxílios. Então, esse papel social dos bancos públicos, que faz a economia girar, e a importância de ter um governo que valorize os seus bancos é que vamos debater”, ressaltou Eliana.

A oficina poderá ser acompanhada por toda sociedade (veja abaixo). Na ocasião, a conselheira eleita pelos empregados Caixa, Rita Serrano, também falará sobre o seu livro “O Futuro é Público”.

“A pandemia mostrou, mais uma vez, a importância das empresas públicas na proteção social e desenvolvimento do Estado. A Caixa, é um exemplo de gestão pública, realizou o pagamento de benefícios sociais a milhões de brasileiros desamparados pela crise social, política e sanitária que abateu o país, em tempo recorde. A função da Caixa e dos bancos públicos, é estratégica para o país”, destacou Rita.

Presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, reforçou o convite a todos os empregados e à sociedade. “Os bancos públicos são fundamentais para o Brasil. São ferramentas de desenvolvimento social e de geração de emprego e renda. Por isso, é importante ampliar o debate sobre os bancos públicos para que mais pessoas possam defender esse nosso patrimônio”.

Debates para um mundo melhor – Fórum Social Mundial 2022, que teve início no dia 1º de maio e segue até 6 de maio – está acontecendo na Cidade do México (Mexico). Com atividades híbridas – presenciais e on-line – o evento comemora 20 anos de existência desde sua primeira edição em Porto Alegre.

Confira as oficinas organizadas pela Contraf-CUT:

O teletrabalho em tempos de pandemia
03/05 – às 10h

Projeto Basta! Não irão nos calar!
04/05 – às 10h
Inscrições aqui

Desigualdade social se combate com bancos públicos fortes
05/05 – às 10h
Inscrições aqui

Compartilhe: