O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) publicou, recentemente, o balanço da quantidade de empregos do país e revelou que, em abril, o total de empregados da Caixa no estado de São Paulo era de 19.785, uma redução de cerca de 4 mil empregados desde 2015.

No país, o total de empregados informados pela Caixa no Caged em abril de 2019 era 84.167. Em 2015, o número era superior a 100.500.

Os dados demonstram que a solução para o problema criado pela empresa, ao não repor empregados desligados durante este período, não é o processo de “reestruturação” anunciado pela empresa recentemente, que prevê a transferência de cerca de mil empregados das áreas-meio para as agências em todo o país. A quantidade é um quarto de total de empregados que apenas o estado de São Paulo perdeu nos últimos 4 anos. Ao contrário, irá agravar ainda mais a situação destes departamentos e afetar a vida de centenas de empregados.

O que resolverá o problema não será o fechamento de unidades, a “reestruturação das áreas-meio” ou outras medidas que passem pela redução da empresa.

A Caixa deve voltar a contratar, e em número suficiente para dar às unidades condições dignas de trabalho e de atendimento para os clientes.

As Ações Civis Públicas, das quais a Fenae é assistente, garantem a manutenção do cadastro de reserva do concurso de 2014, o último feito pela Caixa. Falta o governo e a empresa fazerem a parte que lhes cabe.

Compartilhe: