Os delegados sindicais da Caixa se reuniram nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região para debater a atual conjuntura política e econômica e os problemas do banco.

O economista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), João Sicsú, falou aos delegados sobre as transformações do sistema capitalista, a chegada do pensamento liberal e o neoliberalismo que pregam a ideia de “estado mínimo”.

Este pensamento é a base teórica na nova onda de privatizações liderada por Temer e seus aliados. E o alvo dessa empreitada são empresas públicas como a Caixa e a Petrobras.

A partir desse contexto Sicsú propôs a reflexão que continuou no debate dos problemas específicos dos empregados.

Na reunião, os dirigentes sindicais deram informes sobre as resoluções CGPAR e como elas afetam o Saúde Caixa; das alterações no estatuto da Caixa; das ameaças aos direitos conquistados nas campanhas nacionais desde 2003; da reestruturação; verticalização; incorporação; Bônus Caixa; CPA-20; Campanha Nacional de 2018; e capitalização do banco.

A possibilidade de uma greve geral contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Temer, que pode ser votada ainda em fevereiro na Câmara dos Deputados também foi discutida.

Compartilhe: