Os 265 delegadas e delegados do 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) definiram, neste sábado (11), as estratégias de luta e a pauta de reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2020.

O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis, enalteceu a importância de todos os delegados entenderem e aprovarem a estratégia de luta definida durante o 36º Conecef. “Estamos em um ano em que precisaremos de muita luta e muita resistência. Por isso, a nossa pauta de reivindicações foi preparada visando a manutenção dos nossos direitos e o avanço contra aqueles que querem acabar com o patrimônio nacional”, explicou.

O principal fórum de debates e deliberações dos trabalhadores da Caixa debateu a defesa da vida, da democracia, das empresas públicas, dos bancos públicos e da Caixa 100% Pública. O evento discutiu ainda saúde e condições de trabalho dos empregados, Saúde Caixa e Funcef.

Para a secretária de Cultura e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o banco, Fabiana Uehara Proscholdt, o Congresso fez jus ao seu lema. “A distância não nos limitou. Inicialmente tivemos alguns problemas técnicos, mas que fazem parte de quem faz ao vivo e num cenário digital novo. Agora, com a pauta de reivindicações que nos direciona, temos que dar ampla divulgação para que todos os empregados a incorporem. Mobilização e unidade são os caminhos para defender a Caixa 100% Pública e consequentemente todos os nossos direitos.”

A pauta de reivindicações foi aprovada seguinto de três eixos:
1. Defesa da Vida
Democracia
Empresas Públicas
Bancos Públicos
Defesa da Caixa 100% Pública

2. Saúde
Saúde e Condições de Trabalho
Saúde Caixa
Funcef

3. Direitos
CCT e ACT
Contratações

Compartilhe: