Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, o ato no Brasil pelo Dia Mundial do Trabalhador (1º de maio) será virtual: uma grande live, a partir das 14h, transmitida pelas redes sociais das centrais sindicais e pela TVT (TV dos Trabalhadores). Será também unificado, reunindo a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e todas as demais centrais sindicais (CGTB, CSB, CTB, Força Sindical, UGT, NCST, Pública, Intersindical).

Além disso, a partir das 9h, haverá carreatas (forma de mobilização mais segura na pandemia) em diversas cidades do País. Em São Paulo, carreatas sairão de diversos pontos de concentração, em todas as regiões da capital (veja ao final da matéria).

“A defesa das empresas públicas – entre elas a Caixa – e luta contra a reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro, que destruirá os serviços públicos está na pauta das manifestações de amanhã”, afirma o diretor da Apcef/SP, Edvaldo Rodrigues da Silva.

Neste sábado (1), as centrais sindicais e os movimentos sociais organizam carreatas para denunciar a política genocida do governo federal que já tirou a vida de 400 mil pessoas no Brasil em decorrência da covid-19.

AGENDA DAS CARREATAS – 1º de Maio 2021
CAPITAL – SP
Zona Leste
CARREATA 1 (São Mateus / Sapopemba / Vila Prudente / Vila Formosa / Tatuapé)
Concentração a partir das 8h30 na Rua Ursa Menor x Avenida Ragueb Chofhi na altura do número 58 – atrás do Atacadista Assaí, com saída prevista para 9h30 em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.
CARREATA 2 (Cidade Tiradentes)
Concentração a partir das 9h, na ETC (Avenida dos Metalúrgicos), com saída às 9h30 em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.
CARREATA 3 (Guaianases)
Concentração às 9h no DZ Guaianases (Rua Darcilena) de saem em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.
CARREATA 4 (Itaquera)
Concentração às 9h no Largo da Matriz (Rua Flores Do Piauí) partindo em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.
CARREATA 5 (São Miguel / Itaim Paulista)
Concentração às 9h na Praça Rotary com saída em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.
CARREATA 6 (Vila Formosa / Tatuapé)
Concentração a partir das 8h20 na Rua Costureira, altura do número 777, seguem para encontro com militantes de outros bairros na Rua Ursa Menor x Avenida Ragueb Chofhi na altura do número 58 – atrás do Atacadista Assaí, de onde sem juntos às 9h30 em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.
Zona Sul
CARREATA 1 (Santo Amaro)
Concentração às 9h na Avenida Nossa Senhora do Sabará, altura do nº 1.600 (antiga Fábrica Silvania), seguindo até o Cemitério São Luiz (Rua Luis Antônio Verney)
Sudeste
CARREATA 1 (Jabaquara)
Concentração às 9h na Igreja São José (Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira) seguindo até a Estrada de São João Clímaco, onde faz retorno na Igreja e encerra a carreata.
Norte
CARREATA 1
Concentração às 9h na Estrada do Sabão (Sacolão), no Jardim Maristela seguindo até o CEI Indir Vila Maria (Rua dos Condoreiros, 400 – Conjunto Promorar – Vila Maria III)
Oeste
CARREATA 1 (Largo da Batata)
Concentração às 9h nos arredores do Largo da Batata (Rua Padre Carvalho), com saída às 9h30, seguindo até a entrada da Comunidade São Remo, pela rua lateral do Mercado Roldão (Rua Baltazar Rabelo).
Centro
CARREATA 1 (Praça do Patriarca)
Concentração 9h na Praça do Patriarca, saída em direção à Prefeitura, onde faz uma parada, encerrando com no Prédio da Hilton Paes, onde a militância do Diretório Zonal do Centro e forças sociais e políticas se somam ao ato da moradia.
Centro Expandido
CARREATA 1 (Mooca)
Concentração às 9:30 na Rua dos Trilhos, seguindo até a Rua Visconde de Laguna, esquina com a Rua Javari – onde encerra a primeira parte do trajeto do local histórico da primeira Greve Operária do Brasil, em 1917, e segue até a Praça da República para encerramento final da carreata.

ABC PAULISTA
Santo André – Concentração às 10h na Avenida Artur de Queiróz, 52, no bairro Casa Branca.
Rio Grande da Serra – Concentração às 10h na Avenida Dom Pedro I, 743, no Jardim Novo Horizonte. Os participantes dessas duas carreatas se encontrarão na Avenida Portugal, no centro de Mauá, onde será realizado um drive-thru para arrecadação de alimentos.
São Bernardo do Campo – Concentração às 9h em frente ao Estádio 1º de Maio, na Rua Olavo Bilac, 240. Essa carreata seguirá em direção à Praça da Moça, em Diadema, onde também haverá um drive-thru arrecadando doações.
ALTO TIETÊ
Arujá – Concentração a partir das 8h, em frente à Escola Estadual Geraldo Barbosa de Almeida, no bairro Mirante
Itaquaquecetuba – Concentração a partir das 8h, na Avenida Presidente Tancredo Neves, próximo à Estação de Itaquaquecetuba, na altura da antiga Secretaria da Educação.
Ferraz de Vasconcelos – Concentração a partir das 9h, na Avenida Jânio Quadro, altura do número 2.191 (Ethernity Motel)
Suzano – Concentração a partir das 10h, na Avenida Brasil, altura do Parque Max Feffer, onde encontra com as carreatas de Itaquá e Ferraz e segue até o Largo da Feira de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes.
Mogi das Cruzes – Concentração a partir das 10h, na Avenida Cívica, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes, seguindo até o Largo da Feira de Jundiapeba onde encontra as carreatas de Itaquá, Ferraz e Suzano para o encerramento.
Poá – Concentração às 9h30 na Avenida Vital Brasil altura do nº 1.400.
CAMPINAS
Concentração no Largo do Pará, no centro, às 9h30. Os organizadores arrecadarão alimentos e outras contribuições, que serão doados às famílias em situação de emergência.
OSASCO/CARAPICUÍBA/BARUERI
Concentração em frente ao Sesc Osasco, na Avenida Sport Club Corinthians, às 9h.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
8h – Ato Unificado na portaria da Sun Tech – Contra o fechamento da LG e contra as Demissões! Fora Bolsonaro, Vacina para o povo e Auxílio emergencial de 600 já!
Rua José Alves de Paiva, 1099/1091 – Bairro Santa Inês 2
9h30 – Faixaço no Viaduto Santa Inês – Fora Bolsonaro, Vacina Para o povo e Auxílio Emergencial de 600 Já!
PINDAMONHANGABA
Drive Thru Solidário – 1º de Maio – Das 8h às 15h
Leve as doações na sede Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, na Praça Sete de Setembro, no centro.
Live show Samba do Trabalhador com o grupo Nota Samba
Transmissão pela ValeVer TV
SOROCABA
Live: Vacina do braço, comida no prato, em prol do Banco de Alimentos
1ª de Maio – Das 10h às 12h
No facebook e no Youtube do SMetal
ARAÇATUBA
Ato Virtual Unificado – Macro Região Araçatuba
Das 10h às 12h – No Facebook das entidades sindicais da região
BAIXADA SANTISTA
30 de abril – Das 17h às 18h
Ato Simbólico
Praça das Andradas, no centro de Santos

Com informações da CUT-SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Compartilhe: