Promover uma mudança de hábitos e incorporar o que antes seria “sobra” na nossa alimentação pode fazer uma grande diferença. Por isso, saber como usar os “restos” pode nos proporcionar mais saúde e qualidade na nossa alimentação. Olha só: os talos podem ser usados picados ou triturados em massas de bolos e pães; as folhas de batata-doce, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete podem ser refogadas e consumidas como acompanhamento, enquanto as da cenoura e beterraba, por exemplo, podem ser consumidas cruas na salada; as cascas das frutas podem virar geleias, vitaminas e sucos.

:: Clique aqui para acessar a publicação no Instagram ou no Facebook sobre este assunto.

Uma dica importante para aproveitar integralmente o alimento é se atentar à forma de preparo. Durante a cocção, vitaminas e minerais presentes nos alimentos são incorporados à água de preparo. Utilize esta água/caldo para fazer sopas, no tempero do feijão, no cozimento do arroz, entre outros.

Aproveitar essas partes que antes iriam para o lixo também significa economia e diversificação do cardápio. Isso porque, um único alimento pode ser preparado de diversas formas e todas com alto valor nutritivo. Você aproveita melhor os nutrientes e gasta menos nas compras do mês.

Aproveitar ou Reaproveitar?
O conceito de aproveitamento compreende o uso dos alimentos em sua totalidade, para que não haja grandes desperdícios. Por outro lado, o reaproveitamento de alimentos refere-se aos alimentos que já foram preparados de alguma forma e houve sobras para serem utilizadas.

Algumas dicas de como Aproveitar e Reaproveitar

Arroz Colorido (Reaproveitamento)
Ingredientes: 6 xícaras de arroz cozido; 1 beterraba pequena cozida e batida no liquidificador; 1 cenoura cozida e batida no liquidificador; 1 xícara de folhas verdes cozidas e batidas no liquidificador (almeirão, agrião, espinafre, folhas de cenoura, folha de brócolis, folha de couve-flor, mostarda etc.). Sal a gosto.

Modo de Preparo: Dividir o arroz em 4 partes. Uma ficará branca. Em outra parte, colocar a beterraba, na terceira, a cenoura e na última, o purê de folhas. Colocar em uma travessa o arroz branco e depois fazer camadas de arroz colorido até terminar. Servir quente.

Farofa de Folhas e Talos (Aproveitamento)
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de margarina ou óleo; 2 colheres (sopa) de cebola ralada; 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada ou farinha de milho; sal a gosto; folhas ou talos bem lavados, picados e refogados.

Modo de Preparo: Derreter a margarina ou o óleo e refogar a cebola até dourar. Juntar as folhas ou talos. Acrescentar, aos poucos, a farinha de mandioca ou milho e o sal. Mexer bem. Servir em seguida. Podem ser usados folhas de beterraba, rabanete, nabo, couve-flor, brócolis e também seus talos.

Sopa de Fubá com Talos e Folhas (Aproveitamento)
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de talos bem lavados; 2 batatas picadas; 1 cenoura picada; 1 1/2 litro de água; 1 xícara (chá) de fubá; temperos e sal a gosto.

Modo de Preparo: Picar bem os talos ou batê-los no liquidificador com um pouco de água. Numa panela, refogar alho e cebola, colocar os talos, os demais ingredientes e levar ao fogo para cozinhar até que os legumes estejam macios. Preparar com talos de acelga, couve, agrião, folhas de beterraba, cenoura, nabo e rabanete.

Cubinhos de café (Reaproveitamento)
Sobrou café? Não tem problema! Faça cubinhos de gelo e depois adicione em drinks e outras bebidas geladas para dar aquela energia.

Esfoliação de banana com açúcar (Aproveitamento)
Com a casca de banana, é possível fazer uma esfoliação eficaz. Coloque açúcar na casca da banana pelo lado de dentro e esfregue-a suavemente no corpo. Depois, basta enxaguar no banho.

Alívio para os olhos (Aproveitamento)
Cascas de batata e de pepino podem reduzir o inchaço ao redor dos olhos; pressione o lado úmido das cascas frescas na pele durante 15 minutos. O reaproveitamento das cascas de batata dessa maneira também pode ajudar a aliviar sintomas da acne.

Atendimento nutricional – Tem interesse em um acompanhamento para uma alimentação mais saudável? Os atendimentos são presenciais ou on-line, às segundas e terças-feiras. Agende pelo (11) 94558-0253 (WhatsApp) ou atendimentonutricional@apcefsp.org.br.

 

Compartilhe: