A última sexta-feira de fevereiro, dia 26, contará com a segunda edição do Ciclo de Debates Fenae Anapar. Marcado das 15h às 18h30, o evento abordará sobre o tema “Mitos e verdades sobre fundos de investimentos e participações (FIP)”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link http://www.anapar.com.br/inscricoes/.

“Diagnosticar a doença é 90% da cura. Se a gente fica com o diagnóstico equivocado, a gente cria expectativa equivocada e não resolve o problema. Então, é fundamental que os participantes se informem, estudem e vão atrás de informação. Sabemos que é dever das fundações ter transparência, e é obrigação nossa cobrar esta transparência e nos emponderarmos deste conhecimento para a gente poder interferir num patrimônio, que afinal de contas é nosso. Ou seja, conhecimento é poder. Por isso, precisamos nos informar e se inteirar sobre as coisas”, destaca Cláudia Ricaldoni, coordenadora regional da Anapar e membro do Conselho Deliberativo da Forluz, que coordenará o debate.

Segundo Cláudia, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão (Anapar) estão promovendo este ciclo de debates, toda última sexta-feira de cada mês, com a presença de especialistas de mercado, advogados e gestores de previdência complementar, a fim de diagnosticar os problemas e soluções de algumas questões que afetam o sistema.  

Entre os convidados desta segunda edição, estão o economista Sérgio Mendonça (ex-diretor Técnico do Dieese e atual diretor do portal Reconta Aí), que falará sobre os desafios dos fundos de pensão no Brasil; Marcelo Wagner, diretor de Investimentos da Previ, que trará o tema “FIP: da estruturação ao aporte”; e o advogado especialista em previdência complementar Fabiano Silva dos Santos, cuja abordagem será em torno da regulação dos fundos de investimentos.

A primeira edição, com o tema “Mitos e verdades sobre deficits nos fundos de pensão”, elucidou os equívocos e a realidade deste universo pouco compreendido e debatido. Clique aqui para conferir o primeiro debate.  

Serviço 

Ciclo de debates: Mitos e verdades sobre fundos de investimentos e participações (FIP) 
15h – Abertura 
15h10 – Desafios dos fundos de pensão no Brasil atual: Sérgio Mendonça (economista, diretor do Reconta Aí, ex-diretor Técnico do Dieese) 
15h40 – FIP: da estruturação ao aporte: Marcelo Wagner (diretor de Investimentos da Previ) 
16h20 – Fundos de investimentos e a regulação permanente: Fabiano Silva dos Santos (advogado, doutorando na PUC-SP) 
17h – Debates – Coordenação: Cláudia Ricaldoni 
18h30 – Encerramento 
Inscrições – www.anapar.com.br/inscricoes 
Valores: Associado: R$ 100,00. Não associado: R$ 200,00 

Atenção: O comprovante de inscrição é o envio do link por e-mail, após a confirmação do pagamento, feito via PagSeguro, nos links abaixo do formulário de inscrição.

Compartilhe: