Atenção, aniversariantes de novembro! Chegou a vez dos aposentados nascidos neste mês realizarem a prova de vida, acessando o aplicativo da Funcef O prazo vai até o próximo dia 30, com procedimento obrigatório para todos os aposentados e pensionistas, inclusive para os que recebem pelo convênio com o INSS/Caixa/Funcef.

No momento da prova de vida, os pensionistas devem considerar a data de nascimento do titular do plano. A falta de realização do procedimento dentro da data prevista provoca a suspensão do pagamento do benefício, até nova regularização.

Dados atualizados são fundamentais para a concessão do benefício. O e-mail cadastrado é o canal para a prova de vida, devendo por isso estar atualizado. Na ausência desse contato, a orientação é para que seja baixado o celular do participante no aplicativo da Funcef, disponível gratuitamente no Google Play ou no App Store.

No app da Fundação, o ícone da prova de vida foi disponibilizado apenas para os convocados no mês.

Como fazer

Depois de clicar em prova de vida no aplicativo, basta seguir as instruções, apresentadas em vídeo explicativo na plataforma. Após o vídeo, é necessário clicar em ok e seguir os passos seguintes.

O procedimento será feito com biometria facial. A recomendação é para que seja feita uma foto nítida, mas a imagem não poderá estar embaçada ou tremida. Existe ainda a orientação de que não sejam usados óculos, máscara, chapéu ou boné.

O passo seguinte é fazer uma foto da frente e do verso do documento de identificação (RG ou CNH). Caso a opção seja pelo uso da carteira de motorista, recomenda-se retirá-la do plástico. Feito isso, é só finalizar o processo.

Concluída essa etapa, uma mensagem irá aparecer validando a prova de vida.


Em caso de dúvida, o participante deve entrar em contato com a Funcef, pelo chat no aplicativo da Fundação, das 9h às 16h. Outra opção é pelo Fale Conosco, no site www.funcef.org.br. É possível também entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriado   
 

Compartilhe: