A Fenae e as Apcefs lançam os desafios do programa Meu Ideal para o mês de outubro, com iniciativa voltada para os aposentados e pensionistas vinculados a uma das 27 Associações do Pessoal da Caixa do país. Essas atividades já estão disponíveis e visam incentivar o bem-estar e a qualidade de vida a partir da saúde mental, física e alimentar deste segmento.
Os desafios foram elaborados para o tema Outubro Rosa, referente ao movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim, ficam mantidos os tradicionais games com atividades de saúde mental, alimentar, atividade física, conteúdos, clubes de filme e de leitura.
Confira, então, os desafios de outubro disponibilizados no aplicativo Viva Fenae/Apcef, cujas características são marcadas por dinâmica e interatividade. Neste mês, convém esclarecer, o desafio principal terá como tema Outubro Rosa, focado na campanha de prevenção ao câncer de mama.
No desafio Saúde Mental, primeira semana, a atividade terá a ver com palavras cruzadas, para cada vez mais reafirmar o conceito de que o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama podem gerar ansiedade e depressão, impactando o bem-estar integral da mulher.
Ainda como parte do desafio Saúde Mental, caberá à campanha Outubro Rosa alertar para a necessidade de apoio psicológico, o autocuidado, a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e boa higiene do sono. Essas ações, apesar de simples e fáceis de implementação, são pilares para fortalecer a saúde mental e a resiliência durante a jornada contra a doença.
Chega-se à segunda semana, com o desafio Alimentar. É o jogo da forca, no qual o jogador tem de adivinhar qual é a palavra oculta relativa ao tema mostrado. Esse jogo é atualizado de hora em hora.
Seja como for, o certo ainda é que, em Outubro Rosa, a alimentação desempenha um papel crucial na prevenção do câncer de mama. A recomendação, nesse caso, é priorizar alimentos naturais e minimamente processados, como frutas, legumes, verduras e grãos integrais.
O desafio Atividade Física também ocorre na segunda semana, permanecendo na fase quebra-cabeça. O destaque, desta vez, fica por conta da importância do exercício físico como um fator crucial tanto para reduzir o risco de desenvolvimento de doença quanto para auxiliar no tratamento e na reabilitação de pacientes oncológicos.
Na terceira semana, os conteúdos dos cursos da Rede do Conhecimento – plataforma de educação à distância da Fenae e das Apcefs – aparecem em evidência, de modo a aprimorar as habilidades cotidianas de aposentados e pensionistas. São pílulas do conhecimento sobre mulheres.
É ainda na terceira semana que se destaca a enquete do Clube do Filme, com suas atrações. Um dos filmes apresentados é o “Sonhar com Leões” (Cinema), no qual uma imigrante brasileira chamada Gilda enxerga o fim da linha graças a um diagnóstico de câncer que lhe dá apenas mais um ano de vida. Outras opções são “Uma batalha após a outra” (Cinema), “French Lover” (Netflix), “Pecadores” (HBO Max) e “Touro Indomável” (Prime Vídeo).
No quizz do Clube de Leitura da quarta semana, o livro indicado é “Um defeito de cor”, da escritora da moda Ana Maria Gonçalves. Nessa publicação, a romancista narra a história de Kehinde, uma africana escravizada, idosa, que viveu no Brasil durante a maior parte do século 19. O relato do livro detalha a escravidão, a violência e a resistência da diáspora africana em solo brasileiro.
Em “Um defeito de cor”, Ana Maria Gonçalves se baseia em fatos históricos sobre a mãe do abolicionista Luís Gama, Luísa Mahin, e outras figuras da luta antirracista. A obra é uma história real romanceada, que dá voz às mulheres negras e à sua importância histórica.
Saiba como participar
O Meu Ideal é um programa da Fenae e das Apcefs e está voltado para aposentados e pensionistas da Caixa, associados a uma das 27 Apcefs do país. O foco é a melhoria de vida deste segmento e busca incentivar estilo de vida mais saudável.
O acesso dos aposentados e pensionistas para fazer os desafios é pelo aplicativo Viva Fenae/Apcef com login Fenae. Para baixar o app, o caminho das pedras é acessar a loja de aplicativos no Android ou IOS. Os candidatos a participantes do Meu Ideal devem inscrever-se no site www.fenae.org.br/meuideal.