Arigatô!

A manhã de terça-feira, 29, para os associados da APCEF/SP foi de gratidão, cultura e novos conhecimentos.

O APCEF nos Passos da Cultura levou o grupo, com mais de 40 pessoas, para o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

Os guias levaram os associados para o tour às exposições que contam as histórias da imigração da Colônia Japonesa no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo.

:: Muitas histórias

“Mais de 500 jovens vieram do Japão trabalhar na Cooperativa Cotia. Chegado o período de se casarem, não havia nenhuma noiva”, conta o guia, Paulo.

Na época a Cooperativa organizou o contato entre os homens que estavam no Brasil e as mulheres no Japão, com troca de correspondências.

“Logo essas moças vieram para o Brasil, porém, uma delas se encantou por um dos membros da tripulação durante a viagem. E aí, um dos japoneses, que esperava a noiva, ficou chupando o dedo”, conta em tom de piada o guia Paulo que finalizou a visita com a turma.

Os associados gostaram muito do lugar, das histórias e afirmaram que querem voltar outras vezes. “Hoje a visita foi com um grupo grande e foi rápida, quero voltar com mais tempo”, diz o associado Perboir Moreira Filho.

:: Confraternização

A atividade foi finalizada com uma gostosa confraternização no Restaurante Itiriki – Cozinha Oriental. A gastronomia nipônica também faz parte da cultura e das influências da Colônia Japonesa no Brasil.

“Gosto muito dos passeios promovidos pela APCEF/SP. Estou aposentado há 2 anos e durante este período não pude participar muito dos eventos, pois ajudei meus filhos com reformas e construção de imóveis. Agora que eles já estão encaminhados, estou feliz em participar dos passeios feitos pela APCEF/SP”, conta o associado Fernando Corvovado.

:: Confira mais fotos do passeio.

Compartilhe: