Uma tarde de sol que iluminou todos que participaram do APCEF de Portas Abertas, na terça-feira (27), na plataforma ZOOM.

A contadora de histórias Sandra Guzmán e o músico André Gonçalves iniciaram o evento apresentando uma canção composta especialmente com o tema “Ilumine-se, a melhor idade é fazer brilhar a vida” para homenagear os associados aposentados!

“… as marcas que marcam o rosto, são as marcas do sorriso”, versou um trecho da música.

Muitos associados se juntaram virtualmente para ouvir as dicas valiosas da nutricionista Renata Mattar, que conversou com todos após a primeira apresentação da contadora de histórias.  

Renata destacou que agora não é momento de fazer dietas radicais. “Algumas pessoas, em virtude da pandemia e da tensão, criaram maus hábitos alimentares, mas neste período sugiro façam uma reeducação alimentar”, diz.

Para a nutricionista, não é momento para as pessoas se privarem de alimentos que gostam, mas, podem reduzir a quantidade que comem. “Se você gosta muito de comer pizza, coma apenas um pedaço e assim por diante”, deixa a dica, entre muitas outras sugestões maravilhosas para o cardápio do dia a dia.

A atividade foi encerrada com mais uma apresentação incrível da contadora de histórias Sandra Guzmán e o músico André Gonçalves, com o conto da fiadora Fátima que se reinventou e fez sua vida brilhar!

A diretora de Aposentados da Apcef/SP, Elza Vergopolem, encerrou o evento em tom de despedida, já que sua gestão na pasta encerra na quarta-feira (28).

“Meus agradecimentos e estou muito feliz, que nunca falte um tempinho para tomar um café, marcar um encontro e cultivarmos os laços de amizade. Vamos levar para a nossa vida as coisas boas que encontramos pelo caminho”, diz a diretora.

Vejam a sugestão de cardápio deixada pela nutricionista

Café da manhã (7:30)

1 pão francês sem miolo ou 2 fatias de pão de forma ou 4 torradas
Margarina ou requeijão light
1 fruta ou 1 copo de suco natural
Café ou Chá a vontade
Leite (1 xícara de chá)
1 fatia de queijo branco ou ricota

:: Lanche da manhã (10 horas)

1 copo de vitamina de frutas com leite desnatado (250ml) ou
1 taça de gelatina com maçã picada ou
1 fruta

:: Almoço (12:30)

Arroz (2 colheres)
Feijão (1 colher)
Carne grelhada, assada ou cozida
Legumes cozidos e/ou verduras cozidas
Salada verde com vegetais
Sobremesa: 1 fruta ou gelatina 

:: Lanche da tarde (16 horas)

1 fatia de bolo caseiro sem cobertura e sem recheio
1 xícara de chá ou
Pipoca

:: Jantar (19 horas)

Sopa batida a vontade
1 prato de salada bem variada
1 porção de carne grelhada, assada ou cozida
1 fruta 


:: Ceia (21:30)


Chá
Bolacha de leite (4 unidades)
Ou bolacha salgada (3 unidades)

Compartilhe: