A Apcef/SP enviou ofício à Caixa e à Funcef nesta segunda-feira (21/9) cobrando a aplicação de soluções para o sistema de pagamento dos aposentados e pensionistas. Muitos tiveram problemas para movimentar suas contas neste fim de semana, já que o crédito do salário estava previsto somente para esta segunda-feira.

No documento, a entidade pede que a Caixa restabeleça o modelo anterior do crédito da suplementação dos benefícios da Funcef aos aposentados e pensionistas ou, alternativamente, adeque o sistema para que os lançamentos futuros de débitos que vencem aos dias 20 de cada mês não impactem na movimentação da conta corrente quando a data do crédito do benefício ocorrer aos sábados ou em dias não úteis, como ocorrido neste mês de setembro.

Com a adoção do novo sistema, o crédito do benefício passou a ocorrer no primeiro dia útil subsequente ao dia 20 nos meses em que o dia 20 é em sábado ou dia não útil, sem que o crédito esteja nos lançamentos futuros da conta, ao passo que os débitos programados para o dia 20 continuam a aparecer em lançamentos futuros, causando a indisponibilidade de valores havidos na conta até o crédito dos proventos.

Em seu site, a Funcef informa que a mudança ocorreu em julho, quando o pagamento da folha de benefícios passou a ser efetuada pelo Sistema de Agendamento de Compromissos de Clientes (SIACC).

“A situação complicou-se ainda mais porque foi retomada a cobrança das parcelas de financiamentos da Funcef”, explicou o diretor-presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus Bezerra. “Pelos relatos que recebemos dos participantes, até mesmo parcelas de contratos de mútuo firmados entre eles e a Funcef, como o CredPlan e o Credinâmico, quando pagas por meio de débito em conta, estariam contribuindo para impossibilitar a movimentação das contas corrente dos participantes, dado o descasamento entre o lançamento do crédito e do débito. A decisão de mudar deve ter sido tomada por burocratas da Caixa e da Funcef, que não têm ideia dos transtornos que a decisão causou a milhares de aposentados e pensionistas, e é dever da diretoria da Funcef e da administração da Caixa solucionar o problema”, completou.

:: O diretor-presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus Bezerra, tem um recado sobre a cobrança da Associação para que Caixa e Funcef apresentem soluções para os problemas do crédito dos proventos dos aposentados e pensionistas. Dá o play e assista ao vídeo.

Compartilhe: