Dia das Crianças com expectativa para o futuro. Este é o presente que a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa, as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) e a Moradia e Cidadania buscam oferecer, por meio da parceria nos projetos de educação complementar. 

Além da área educacional, a parceria prioriza iniciativas que visam segurança alimentar, inclusão produtiva e atividades esportivas e culturais. Os locais de atuação são as comunidades, preferencialmente em torno das Apcefs, que estão em situação de vulnerabilidade.

“Nosso desejo é contribuir para o desenvolvimento dessas crianças e de suas famílias. No Brasil, vivemos um retrocesso – voltamos ao mapa da fome, temos 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar, as crianças mais pobres não puderam desenvolver a aprendizagem na pandemia por não terem à disposição as tecnologias que pessoas com melhores condições financeiras têm”, explica o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. “Portanto, nossos projetos buscam atenuar esse atraso educacional e desenvolver de forma sustentável as comunidades em volta da nossa área de atuação”, disse.

No Distrito Federal, o projeto em desenvolvimento é o Tempo de Reaprender, que atende 81 crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental, com severa defasagem no aprendizado em decorrência da pandemia. Ele é realizado em uma escola da Estrutural, região administrativa do DF, criada por catadores de materiais recicláveis. Com uma população de cerca de 40 mil habitantes, a cidade Estrutural foi escolhida por ter baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O projeto começou em agosto e vai até junho de 2023.

“Verificamos que a pandemia foi responsável pela defasagem da aprendizagem das nossas crianças. Com este projeto, acreditamos que o nível normal dos conteúdos possa ser retomado”, informa Maria Leodenice Magalhães, responsável pela gestão do projeto. Ela explica que o objetivo é desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais dos alunos, proporcionar o acesso às ferramentas e materiais lúdicos que facilitem o desenvolvimento, além de realizar rodas de conversas com as crianças. 

O presidente da Apcef/DF, José Herculano (Bala), se anima com a possibilidade de extrapolar a atuação da Associação, que é defender os interesses dos empregados Caixa e oferecer lazer e convívio aos seus associados, para desempenhar um importante papel social.  

“É muito gratificante participarmos de um projeto dessa importância social e recebermos crianças e jovens que, em sua maioria, não têm a oportunidade de acessar um local que faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Não podemos nos conformar com desigualdade de oportunidades educacionais. É isto que queremos romper”, avaliou.

Laurêncio Korbes, presidente da Moradia e Cidadania, reforça a importância da parceria entre a entidade, a Fenae e as Apcefs. “São ações e projetos que podem mudar a realidade de uma comunidade, transformar a vida desses jovens e o futuro de suas famílias”, destacou.

 

Compartilhe: