Em parceria e de forma integrada, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação do Pessoal da Caixa em Pernambuco (Apcef/PE) lançam nesta semana a campanha SOS Pernambuco. O propósito é mobilizar empregados do banco de todo o país em favor das famílias afetadas pelas fortes chuvas que vêm castigando a região metropolitana de Recife e algumas cidades das Zonas das Matas Norte e Sul do estado, com deslizamentos, mortes, pessoas desaparecidas e destruição de casas e ruas.

Desde 23 de maio, data do início da tragédia, o temporal tem deixado um rastro de destruição pela capital e cidades do interior de Pernambuco. Foram registrados mais de 110 mortes, inundações, casas arrastadas, deslizamentos, quedas de barreiras e mais de 10 pessoas seguem desaparecidas, com seis mil desabrigados. Como foi decretado estado de calamidade pública, milhares de famílias estão sendo removidas de áreas de risco e encaminhadas a locais de abrigo.

Face a essa situação de emergência, mais uma vez a Fenae se une à Apcef/PE para convocar os empregados e aposentados da Caixa, familiares e amigos a contribuírem com recursos e auxiliarem as famílias pernambucanas atingidas pelas chuvas, colaborando assim com a reconstrução de suas vidas. “Foi uma tragédia o que aconteceu com parte da população de Pernambuco. A situação está grave e, por isso, contamos com a solidariedade dos empregados da Caixa para oferecer um pouco de conforto a essas famílias”, ressalta Sergio Takemoto, presidente da Fenae. Ele diz que o momento requer urgência, pois, devido à fome e desalento, há a necessidade de comida, água e produtos básicos para as comunidades que perderam tudo nas enchentes.  

Através da campanha SOS Pernambuco, a ação solidária da Fenae e da Apcef/PE irá disponibilizar diversas opções de arrecadações de donativos, combinadas com doações em dinheiro. Serão arrecadados alimentos não perecíveis, água mineral, máscaras, roupas e produtos de higiene. As famílias também estão precisando de itens para bebês, como fraldas e mamadeiras. Os donativos devem ser entregues de terça a domingo, das 10h às 16h, na sede administrativa da Apcef/PE, em Janga Paulista (Rua Aureliano Artur Soares Quintas, 799, na Janga Paulista – CEP 53.437.170).

Para maiores informações, a recomendação é para contato através dos telefones (81) 3434-1074, (81) 3049-4665 (Guararapes), (81) 3722-0263 (Sede Caruaru) e (81) 98652-1310 (Celular Caruaru).

O presidente da Apcef/PE, Marconi Apolo Dutra Araújo, afirma que, por causa das fortes chuvas, a situação caótica em Pernambuco requer o lado solidário dos empregados da Caixa para com os que estão sofrendo. “Este, aliás, é o papel histórico reservado aos trabalhadores do banco, instituição pública que tanto faz pela sociedade brasileira”, observa.

Marconi Apolo reitera que as entidades representativas contam com a participação dos empregados da Caixa para que esta cruzada de solidariedade chegue ainda mais longe e ajude famílias desamparadas. Ele aproveita a ocasião para fazer a seguinte convocação: “vamos mostrar nossa força, nosso espírito solidário, vamos ajudar as pessoas que precisam tanto de nós”.

Marconi explica ainda que a cozinha da Apcef/PE foi disponibilizada para a produção de alimentos básicos que serão distribuídos nas comunidades com pessoas abrigadas em escolas, prédios públicos e outros espaços. Serão 200 refeições/dia, “para combater a fome que dói demais”, nas palavras do presidente da associação pernambucana.  

Outras formas de doações

Por meio do Movimento Solidário, um programa de desenvolvimento sustentável da Fenae, os empregados da Caixa podem doar pontos Fenae, no site do Nosso Valor, ou pelo PIX da Federação, que disponibilizou o número do CNPJ para transferência. Quaisquer valores podem ser doados através do PIX Fenae: 34.267.237/0001-55.

Para doações pelo Nosso Valor, basta seguir o seguinte passo a passo: acesse www.fenae.org.br/nossovalor, clique em entrar e preencha o Login Fenae (antigo acesso ao Mundo Caixa) – informando o CPF e senha para entrar no Nosso Valor, clique em acessar catálogo e você será direcionado para a página de compras do Nosso Valor, na barra superior – clique no botão doação, escolha a opção da instituição: SOS Pernambuco Fenae, selecione a quantidade de pontos a serem doados e leia e aceite os termos do regulamento, clicando em seguida em finalizar a doação.

Portanto, a campanha SOS Pernambuco terá o protagonismo da Apcef/PE, com prazo de duração por um mês. Além da Fenae e da Apcef/PE, integram essa iniciativa solidária entidades como Moradia e Cidadania, Fenag, Aneac, AudiCaixa, Social Caixa, Fenacef, Advocef, Anacef, Agecef/PE e Aeap/PE.

Sergio Takemoto chama os empregados da Caixa e toda a sociedade a participarem da campanha SOS Pernambuco. Ele lembra: “Os empregados da Caixa, que no dia a dia trabalham com o atendimento a toda a população, especialmente a parcela mais vulnerável, sempre participaram de campanhas emergenciais como essa, onde toda a sociedade se mobiliza para minimizar os prejuízos de pessoas atingidas por tragédias. Fica aqui o nosso agradecimento a todos que colaborarem com a campanha SOS Pernambuco”.    

 

Compartilhe: