Ao promover a participação igualitária no esporte, as sociedades podem colher os benefícios da inclusão social e de gênero, construindo comunidades mais justas, equitativas e saudáveis. Com base neste quesito, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) promove, até amanhã (18), os Jogos Fenae+, exclusivos para a participação de empregados Caixa com mais de 55 anos. A primeira edição do evento acontece desde o último dia 15, em Porto Alegre (RS). 

Na quadra de voleibol e na natação, além das disputas acirradas entre elas, a animação toma de conta das torcidas, ocupadas, em sua maioria, por mulheres. Elas também fazem questão de acompanhar seus companheiros em modalidades em que eles participam durante os Jogos Fenae+.

Para a diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae, Rita Lima, a participação das mulheres nos eventos da entidade vem aumentando gradativamente. “Percebemos que, mesmo com a grande presença masculina, a Fenae tem estimulado a participação das mulheres ao inserir modalidades esportivas voltadas para elas. O esporte é lugar de mulher, sim. Aliás, todo lugar é lugar de mulher. Queremos incentivar, cada vez mais, não somente nos jogos, mas também nas Apcefs, que é de lá que vem todas estas mulheres aqui presentes”, destacou.

Ao promover a competição para os associados nascidos até 31 de dezembro de 1968, a Fenae visa a oferecer bem-estar, qualidade de vida e integração para os empregados da Caixa, com foco na manutenção da saúde física e mental destes que, em sua maioria, são aposentados. 

Liliane Sanchotene, da Apcef/RS, completará 60 anos em janeiro de 2024 e está aposentada desde 2012. Ela conta que jogou vôlei dos 12 aos 45 anos, mas precisou parar de praticar devido a lesões no joelho. Ao ter conhecimento da realização da primeira edição dos Jogos Fenae+, entrou em contato com as antigas colegas da Apcef que a incentivaram a voltar a treinar para a competição. 

 

Personagem Liliane interna.jpeg

“A Fenae e a Caixa sempre nos proporcionaram espaços para a prática de esporte. Resolvi voltar a jogar voleibol quando fiquei sabendo deste evento. A maioria deste público tem a cabeça muito jovem, vontade de continuar se exercitando e cuidando da saúde não só física como mental. Todo o meu esforço tem valido a pena”, garantiu a gaúcha Liliane. 

A atleta da Apcef/GO, também jogadora de vôlei, Noemia Fernandes, é aposentada da Caixa, mas ainda está na ativa. Para ela, ao promover os Jogos, a Fenae não somente incentiva o bem-estar, como oferece momentos de bastante integração entre os participantes, vindos de todos os cantos do país. 

“Tenho orgulho em dizer que participo dos eventos esportivos da Fenae desde 1984. O esporte é uma saída, especialmente para nós, trabalhadores Caixa. Nós lidamos com dinheiro dos outros, com atendimento social. Para mim, praticar atividade física é fundamental para um melhor rendimento em todas as áreas da vida, principalmente no trabalho”, afirmou Noemia. 

Esporte como inclusão

O esporte oferece oportunidades para a inclusão de pessoas com deficiência, promovendo a igualdade de acesso e possibilitando a participação ativa na sociedade. Única pessoa com deficiência nos Jogos Fenae+, Irapuan de Souza Coelho, 62 anos, associado da Apcef/RJ, garante que não há impedimentos para a participação nos eventos esportivos da Fenae. 

 

Personagem Irapuan interna.jpeg

O medalhista olímpico que conquistou bronze nos Jogos Parapan-americanos de 1982, em Halifax (Canadá), relata com orgulho que já foi tretacampeão brasileiro em São Paulo, 1994, que já participou de mundiais e acumula cerca de 300 medalhas, e elogia a Fenae pela promoção destes eventos.

“Ao abrir espaço para nós, PCDs, a Fenae, com a realização dos Jogos Fenae+, promove um grande incentivo para que possamos continuar competindo, interagindo e mostrando que temos a mesma capacidade. Fiquei em quarto lugar na natação 50m costas. Que a Federação continue promovendo eventos esportivos para estes públicos e que mais pessoas com deficiência fiquem sabendo, para aumentar a nossa participação”, ressaltou Irapuan. 

O presidente da Apcef/RJ, Paulo Matileti, também agradece à Fenae por proporcionar o esporte como um papel crucial na promoção da inclusão social e de gênero. “Com foco na saúde e no bem-estar, as competições esportivas promovidas pela entidade são fundamentais para que tenhamos trabalhadores Caixa mais saudáveis e dispostos”, garantiu. 

Para o diretor de Esportes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa, Rafael de Castro, a participação das mulheres e de pessoas com deficiência no esporte é um passo importante em direção à igualdade, um dos temas defendidos pela entidade. “A atuação da Fenae é pautada por questões de cidadania, tendo como vertente política e social a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. É fundamental que trabalhadoras e trabalhadores da Caixa se sintam cada vez mais incluídos, com presença garantida nos nossos eventos esportivos”, afirmou.

Compartilhe: