Com o objetivo de contribuir com a melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) e as Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, apoia entidades que fomentam o reforço escolar e o esporte no Acre, em Alagoas e na Paraíba.

No Acre, o projeto “Saber para o futuro”, com foco no reforço escolar, contemplou 25 crianças de baixa renda, de 9 a 11 anos, estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. As aulas, realizadas duas vezes por semana, foram divididas nas áreas de português e matemática. Além disso, os beneficiados participaram de aulas de teatro, música, esporte e recreação. 

“O objetivo principal do projeto foi assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem para essas crianças. Os resultados para os participantes trouxeram o reconhecimento de outros pais da comunidade, que agora buscam a inclusão de seus filhos em uma nova turma”, destacou o presidente da Apcef/AC, Francisco Sales.

Em Alagoas, o projeto “Judô para todos” atendeu 30 crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, residente do conjunto Paulo Bandeira, local com famílias em situação de vulnerabilidade social. As aulas de judô foram divididas em teóricas e práticas, duas vezes por semana.

“Com o projeto, a Apcef/AL, a Fenae, e em parceria com a ONG, puderam propiciar às crianças e aos adolescentes espaço de prática do judô, enquanto instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento da disciplina, cidadania e autonomia, evitando a exclusão social, incentivando a busca por uma vida saudável e consequentemente o afastamento das drogas e da violência, hoje um dos maiores problemas que enfrentamos junto a esta comunidade”, informou o presidente da Apcef de Alagoas, Josuel Cardoso.

alagoasong.jpeg

Ainda com o objetivo de reforçar a prática esportiva, na Paraíba, o projeto “Jogo de bola, lápis na escola” beneficiou 50 crianças, de 7 a 10 anos, da comunidade Portal do Sol, matriculadas na rede pública de ensino. A iniciativa proporcionou aulas de futsal, futebol, vôlei e beach tennis. Os treinos, realizados de forma lúdica, foram promovidos nos espaços da Apcef/PB.

“A iniciativa promoveu integração, disciplina, respeito e trabalho em equipe, através do esporte. Os beneficiários receberam todo material esportivo, além de lanches. Por meio da parceria, a Fenae ofertou apoio fundamental para a realização deste projeto, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar das crianças da comunidade”, afirmou o presidente da Apcef/PB, Roncálio Vieira.

paraibaong.jpeg

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, essa ação “vai ao encontro da preocupação das entidades envolvidas [Fenae, Apcefs e ONG Moradia e Cidadania] com a melhora na qualidade de vida de comunidades brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Através da educação e da prática esportiva podemos contribuir para uma mudança positiva na vida dessas crianças e suas famílias”, afirmou.  

Campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”

Essas ações promovidas pela Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”. Os recursos arrecadados são revertidos para os projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Associações.

As iniciativas conciliam ações de esporte, cultura, segurança alimentar e educação complementar com geração de renda e meio ambiente contemplando crianças, adolescentes e adultos.

A campanha tem o propósito de arrecadar doações repassadas às famílias carentes beneficiadas pelos 25 projetos da parceria da Fenae com as Apcefs e a Moradia e Cidadania. As famílias e as crianças assistidas vivem em comunidades carentes situadas nas proximidades das sedes sociais das entidades associativas.

As pessoas podem doar o valor que desejarem. A doação pode ser feita por meio do PIX (34.267.237/0001-55/ Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF) ou pelos dados bancários: Agência: 1041, operação: 003, conta corrente: 50174-4.

No site da campanha, você fica por dentro da ação, conhece os projetos beneficiados e se informa como pode doar. Acesse: www.fenae.org.br/futurobrilhar.

Compartilhe: