Estima-se que existam 2 milhões de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no Brasil. O que torna a situação da criança autista ainda mais difícil é o preconceito – ir ao cinema, ao shopping ou até mesmo ao parque são tarefas muitas vezes difíceis para os pais.

Pensando no assunto, o programa Eu Faço Cultura ofereceu no domingo (29) uma programação especial para crianças com distúrbios sensoriais no Cinemark ParkShoppping São Caetano. Ao todo, 130 ingressos estavam disponíveis para resgate no site www.eufacocultura.com.br. A sessão foi às 11h e a sala ficou com as luzes acesas, o som mais baixo que o de costume e as crianças puderam andar, dançar, gritar e cantar à vontade. Além disso, profissionais especialistas permaneceram na sala durante a sessão para dar suporte e ajudar na adaptação ao ambiente, assim como auxiliar crianças e pais que precisaram de apoio.

O filme escolhido foi Abominável, que estreou recentemente em todos os cinemas do país. Yi é uma adolescente que, certo dia, descobre que um yeti está no telhado do prédio em que ela mora, em Xangai. A partir disso, ela e seus colegas passam a chamar a criatura mística de Everest e, ao criarem laços com o animal, decidem levá-lo até sua família, que está no topo do planeta. Porém, os três amigos terão que conseguir despistar o ganancioso Burnish e a zoóloga Dra. Zara, que querem pegar o yeti a qualquer custo.

Sobre o programa

Em formato de plataforma digital, o Eu Faço Cultura é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal/Fenae (www.fenae.org.br) e das APCEFs (Associação do Pessoal da Caixa), que têm a participação de empregados da ativa e aposentados da Caixa, contando com patrocínio da Caixa Seguradora e da Wiz.

O Programa busca incentivar o mercado cultural no País, além de valorizar os artistas locais, proporcionando atividades culturais ligadas a diversas formas de arte, para as pessoas sem acesso.

Lançado em 2006, há três anos o programa transformou-se em plataforma, mantendo seu objetivo de democratizar o acesso à cultura. Está presente nos 26 Estados e no Distrito Federal.

Compartilhe: