O mês de dezembro marca o início de atividades, em todo o mundo, de conscientização e prevenção ao vírus da Aids.

A escolha do mês deu-se em razão ao Dia Mundial de Combate à AIDS, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1988, cuja proposta era ampliar a discussão sobre o tema, como métodos de prevenção, assistência e promoção dos Direitos Humanos das pessoas portadoras do vírus.

O Brasil tem hoje uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade (64%) das pessoas vivendo com HIV recebendo TARV, segundo os dados do Boletim Epidemiológico 2016 do Ministério da Saúde.

A lei 13.504 foi publicada no Diário Oficial no início de novembro e tem programado um conjunto de atividades e mobilizações realizadas em parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais. A agenda de atividades prevê a iluminação de prédios públicos de vermelho, as já tradicionais nas campanhas de mobilização em âmbito nacional, estadual e municipal, palestras e atividades educativas e outros eventos relacionados ao tema além de veiculação de campanhas de conscientização em diversas mídias.

Compartilhe: