Com área de preservação permanente de 15 mil m² e reserva legal de 10 mil m², além de inúmeras árvores do bioma cerrado, que servem de hábitat para diversas espécies de aves, a Colônia de Avaré é o espaço ideal para a concepção de projetos que visam a sustentabilidade ambiental.

Foram meses entre a concepção do projeto, o preparo do solo, o treinamento dos empregados e a formulação da horta que conta com a utilização do lixo orgânico por meio da compostagem, produzidos na própria unidade, como adubo natural.

A horta fornecerá, ainda, benefícios ao cardápio oferecido aos associados. Brócolis, repolho, rúcula, berinjela, cenoura, beterraba, rabanete, diversos tipos de alface, chicória, couve, hortelã, tomilho, manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha, manjerona, arruda, sálvia, pimenta, bálsamo, capim-cidreira e orégano são algumas das variedades que compõem a horta orgânica e tudo isso harmonizando com as flores de zinnias e cravo da índia.

A associada Camila Ferreira Miyazaki, de Bauru, esteve na Colônia durante o feriado do carnaval, com o marido Marcelo e a filha Maria Júlia. Eles participaram do plantio de mudas de alface na horta orgânica. “O local ficou muito bonito e a Maria Júlia adorou a atividade proposta”, contou a associada.

:: Clique aqui para ver fotos de atividade na horta durante o feriado do carnaval.

:: Clique aqui para saber mais sobre a Colônia de Avaré.

O que é uma horta orgânica? – De acordo com o especialista em energia fotovoltaica, Leandro Ferreira Batista, o cultivo orgânico trata o solo e os alimentos como organismos vivos e obedece a preceitos socioambientais para que o plantio não seja prejudicial ao meio ambiente e nem aos agricultores.

A principal característica da produção orgânica é a substituição do uso de pesticidas e fertilizantes químicos por técnicas naturais, baseadas em processos biológicos e na adaptação ao local.

Compartilhe: