O Instituto Fenae Transforma começa, nesta quarta-feira (30), mais uma campanha no mês das crianças para arrecadar recursos que irão viabilizar a continuidade das ações que estão transformando a vida de centenas de famílias no município maranhense de Belágua, Maranhão.

Apontada como uma das cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil, Belágua vem recebendo, desde 2015, um conjunto de ações através do Movimento Solidário, programa de desenvolvimento sustentável da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) voltado para a implementação de projetos estruturantes capazes de gerar impactos positivos e mensuráveis em aspectos como segurança alimentar e inclusão produtiva.

“Ao longo desses pouco mais de 5 anos nós, juntamente com o engajamento das 27 comunidades assistidas pelo Programa, conseguimos realizar muitos sonhos. Foram muitas entregas: mais de 42 projetos entre tanques de peixes, poços artesianos, obras para melhoria do saneamento básico, galpões de galinhas, entre outros. Como prezamos pelo fortalecimento da autonomia e capacidade de autogestão dessas comunidades, acreditamos que é essencial que elas aprendam a sonhar e traçar seus objetivos para continuarem a se desenvolver. Acreditamos que o incentivo à leitura entre as crianças belaguenses é uma excelente maneira de plantar agora as sementes de um futuro promissor!”, comenta Denise Alencar, coordenadora do Programa Movimento Solidário.

A proposta da campanha é dar um passo além nas realizações, compreendendo a ampliação dos horizontes por através de maior acesso à cultura como forma de exercitar a cidadania: “para nós do Instituto, não basta que as famílias de Belágua se engajem momentaneamente nesses projetos que auxiliam a superação da extrema miséria. É necessário imaginar outros futuros, novos rumos, e as crianças podem viver isso intensamente através da leitura. Acreditamos que suas comunidades irão se fortalecer com o aumento da capacidade crítica e aumento do repertório cultural dessas crianças”, comenta David Borges, gestor do Instituto Fenae Transforma.

Para realizar sua doação ao Movimento Solidário, basta acessar o site www.fenae.org.br/movimentosolidario. Através do site do MS e da plataforma Mundo Caixa, você também pode transferir seus pontos a partir de R$ 0,50 ou, se preferir, realize sua doação através do serviço PagSeguro por meio do link https://pag.ae/7Wf1Hfnpp. Seu gesto solidário pode ser fácil e rápido! Colabore!

Compartilhe: