Para desvendar mitos e verdades sobre a recuperação de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar no Brasil, tema da terceira rodada do Ciclo de Debates 2021, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão (Anapar) seguem nesta sexta-feira (26), das 15h às 18h30, na plataforma zoom, com a série de reflexões on-line para diagnosticar os problemas e as soluções de questões que afetam os fundos de pensão.

Dessa vez o convidado para abordar temática relacionada aos planos de benefícios é o estatístico João Rodarte, diretor técnico da Rodarte Consultoria, que falará sobre os desafios impostos às três modalidades de planos dos fundos de pensão, a exemplo de benefício definido, contribuição definida e contribuição variável. Ao especialista caberá dissecar aspectos a respeito de quais vantagens esses planos oferecem e como de fato funcionam. O debate será coordenado por Marcel Barros, vice-presidente da Anapar. 

A diretora de Impacto Social da Fenae, Francisca De Assis, declara que esse Ciclo de Debates 2021 tem o mérito de esclarecer dúvidas e questionamentos dos participantes de fundos de pensão. “Nesse espaço de debates virtuais, teremos a oportunidade de compreender questões relativas à Funcef e a outras entidades fechadas de previdência complementar, com os participantes buscando informações para inteirar-se do que acontece dentro do sistema previdenciário brasileiro”, argumenta.

Para participar do terceiro painel virtual promovido pela Fenae e pela Anapar, os participantes de fundos de pensão devem fazer as inscrições pelo link www.anapar.com.br/inscricoes. Ocorreram, até o momento, duas rodadas do Ciclo de Debates 2021. A primeira, sob o tema “Mitos e verdades sobre déficits nos fundos de pensão”, elucidou os equívocos e a realidade deste universo pouco compreendido e debatido. A segunda rodada, com foco na temática “Mitos e verdades dos fundos de investimentos e participação (FIP)”, ressaltou a ausência de política nacional como o maior empecilho para um futuro sustentável aos fundos de pensão, dificultando ainda um futuro para a economia brasileira. 

Nesta sexta-feira (26), ao fim do debate, o palestrante responderá às perguntas enviadas pelos participantes. O Ciclo de Debates da Fenae e da Anapar é realizado sempre toda última sexta-feira de cada mês de 2021. 

Serviço:  Ciclo de Debates “Mitos e verdades sobre recuperação de planos de benefícios”, com o estatístico João Rodarte.
Data: 26 de março de 2021 (sexta-feira).
Horário: 15h às 18h30, pela plataforma zoom.
Valores: R$ 100,00 (associado) e R$ 200,00 (não-associado).
Inscriçõeswww.anapar.com.br/inscricoes. O comprovante de inscrição é o envio do link por e-mail, após a confirmação do pagamento, feito via PagSeguro, nos links abaixo do formulário de inscrição.   

Compartilhe: