Por Meire Bicudo – CNB/CUT

A Executiva Nacional dos Bancários, após reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14, em Brasília, orienta as assembléias, que ocorrem na tarde de hoje, a votarem pela suspensão da greve.
A Executiva também orienta a realização de novas assembléias no dia 20 para a organização de um Dia Nacional de Lutas e paralisações no dia 21.
Até lá, a Executiva vai buscar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para reabertura de negociações, assim como as direções dos bancos públicos federais e federalizados para discutir temas específicos.
A decisão de suspender o movimento foi tomada levando-se em conta que importantes assembléias decidiram pelo retorno ao trabalho após a audiência de conciliação realizada em 13 de outubro ter sido frustrada. “A inoportuna conciliação de ontem criou falsas expectativas em setores da categoria que acabou sendo frustada. A Executiva já havia alertado que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) não era a melhor solução para a greve” – afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) e coordenador da Executiva, Vagner Freitas.
Vagner informou que deve solicitar, ainda hoje, a reabertura das negociações com a Fenaban e deve buscar as direções dos bancos públicos para debater temas específicos. “Vamos trabalhar com muita força pela reabertura das negociações e de imediato vamos solicitar a todos os bancos o não-desconto dos dias parados” – disse.
Ele reforçou que a solução para a greve deve ser negociada e valer para toda a categoria e não apenas para um segmento, conforme querem os divisionistas e a ala radical. “Queremos uma solução antes do julgamento que pode ser ainda mais prejudicial à categoria”.

Compartilhe: