Há tempos, a intervenção das entidades representativas dos empregados tem sido decisiva para melhorar as condições de trabalho em unidades da Caixa.
Dessa vez, foram os problemas da agência Tremembé, localizada na região do Vale do Paraíba, que ditaram a pauta da reunião realizada em 29 de maio, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), em São José dos Campos.

• Reforma

A reunião, solicitada pelo Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região e pela APCEF/SP, tratou da reforma de ampliação da agência Tremembé, iniciada há cerca de dois meses.
Como as atividades da agência não foram paralisadas, a reforma trouxe diversos transtornos aos empregados e aos clientes da unidade.
Intensa poeira nas dependências da agência, barulho excessivo, iluminação fraca, fiação elétrica exposta: esse foi o quadro encontrado pela DRT e pelas entidades representativas dos empregados em visita à unidade.
Durante o encontro, a representação dos empregados solicitou a mudança de prédio durante as reformas, o que foi negado pela empresa por questões burocráticas.
Depois de várias discussões, o representante da DRT sugeriu o isolamento total da obra do restante da agência, evitando qualquer contato de empregados e clientes com a reforma.
A proposta foi aceita e a empresa comprometeu-se, entre outras coisas, a fechar – com gesso – as partes da unidade que se encontram cercadas por tapume, a forrar o teto e a regularizar a situação da fiação.
Representantes da Caixa afirmaram que a regularização do andar térreo deveria ocorrer até o início de junho.
“A APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários estão acompanhando o andamento das obras e o cumprimento dos prazos acordados pela Caixa com a DRT. O importante é garantirmos condições dignas de trabalho para todos os empregados” – comentou o diretor da APCEF/SP, presente à reunião, Sérgio Takemoto.

Compartilhe: