Pela implementação, já, da cláusula 35 do Acordo Coletivo de Trabalho 2008/2009!

Com a participação de 110 credenciados por federações e sindicatos de todo o País e mais quatro dirigentes de APCEFs e cinco da Fenae, aconteceu o Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais da Caixa nos últimos dias 6 e 7, em Brasília, com o objetivo de aprofundar as discussões de temas que se apresentam como desafios ao movimento dos empregados do banco neste ano.
O primeiro dos dois dias do encontro foi marcado pelo lançamento da campanha Fome de Justiça – tíquete na aposentadoria, que pretende lutar pela quitação do auxílio-alimentação na aposentadoria de todos os que ingressaram na Caixa até 8 de fevereiro de 1995.
A ação é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).
O movimento dos empregados exige o imediato cumprimento da cláusula 35 do Acordo Coletivo de Trabalho 2008/2009, firmado em outubro do ano passado, que traz o compromisso da direção do banco de “concluir estudos em andamento e apresentar proposta de acordo extrajudicial ou judicial com empregados que ingressaram antes de 1995 e venham a se aposentar e se desligar da Caixa, para conciliação de demandas relacionadas ao benefício auxílio-alimentação”.

• Auxílio-alimentação

O auxílio-alimentação para aposentados foi conquistado pelo movimento dos empregados em 1975 e vigorou até 8 de fevereiro de 1995, quando foi suprimido pelo governo Fernando Henrique Cardoso.
Em 2005, a pressão do movimento associativo e sindical garantiu o retorno do tíquete para todos os que se aposentaram até 8 de fevereiro de 1995.
Com a exigência de implementação da cláusula 35, o movimento dos empregados pretende que o direito ao auxílio-alimentação prevaleça já para os cerca de 15 mil empregados da Caixa que se aposentaram nos últimos 15 anos, assim como para os outros cerca de 35 mil que ainda não chegaram à aposentadoria, mas que já estavam na empresa em 1995.
“O lançamento da campanha é um importante passo na luta pela extensão do direito ao tíquete para todos os empregados” – comentou o diretor da APCEF/SP, Edvaldo Rodrigues da Silva, presente no encontro. “É precido uma forte mobilização de toda a categoria para que este direito seja estendido a todos os trabalhadores, independente da data de ingresso na Caixa” – completou.

Compartilhe: