Os bancários farão duas manifestações em São Paulo no Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro. Uma será em frente ao Centro Administrativo Tatuapé (CAT), do Itaú, a partir das 7h30. A outro, no Telebanco Santa Cecília, do Bradesco, às 11h.

Nos atos, os representantes do Sindicato distribuirão material que trata da segregação que os trabalhadores portadores do vírus HIV sofrem no ambiente de trabalho e destaca os direitos fundamentais dessas pessoas. O folder traz, ainda, a lei estadual, de julho de 2002, sobre o combate à discriminação.

Interior – Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira, dia 26, os casos de aids no Brasil diminuíram nos grandes centros urbanos, mas aumentaram em cidades do interior. A análise foi feita com base em casos registrados em 4.867 cidades onde foi notificada pelo menos uma ocorrência da doença (87,5% do total de municípios no país).

Aids “muda” para o interior do Brasil, diz levantamento

De 1997 a 2007, a taxa de incidência da doença dobrou em municípios com menos de 50 mil habitantes. Já nos grandes centros urbanos houve queda de 15% no mesmo período. A taxa nas localidades menores subiu de 4,4 a cada 100 mil habitantes para 8,2. Já nas cidades maiores, caiu de 32,7 para 27,4.

Dados preliminares do ministério indicam ainda que, de 1980 até junho deste ano, foram registrados 544.846 casos de aids no Brasil, com 217.091 mortes. Cerca de 630 mil brasileiros já foram infectados pelo HIV em todo o país no período.

Site – Para marcar o dia de combate à doença, o Ministério da Saúde lançou o site Todos Contra o Preconceito (www.todoscontraopreconceito.com.br). Neste ano, o mote da campanha é Viver com aids é possível. Com preconceito não.

Bastante interativo, possibilita ao internauta participar da campanha publicando vídeos e fotos. Há ainda uma série de informações úteis para a prevenção e o convívio sadio com pessoas portadoras do HIV, bem como um vídeo exclusivo e fotos da ação que aconteceu em São Paulo com o artista plástico Vik Muniz, que fará parte da campanha. O Twitter também está sendo usado na campanha.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Compartilhe: