A Caixa anunciou, mais uma vez, que suas agências abrirão neste sábado (5/9) para pagamento de benefícios sociais. E, novamente, a Apcef/SP recebeu denúncia de que apenas GGRs estão sendo convocados para trabalhar no sábado, como forma de a direção da Caixa evitar o pagamento de horas extras.

Em rodada de negociação no dia 12 de agosto, a direção da Caixa afirmou que não havia problema de orçamento para pagamento de horas extras e comprometeu-se a rever a convocação de gerentes para trabalho aos sábados. No entanto, repetiu a decisão relatada anteriormente.

:: Para economizar, Pedro Guimarães e Paulo Ângelo convocam GGRs, Gerentes de Filial e de Centralizadoras para trabalhar sábado

Ação para impedir abertura – A Apcef/SP entrou com ação na Justiça para impedir a abertura das agências em feriados. No entanto, a juíza negou a concessão de tutela de urgência na Ação Coletiva que tinha por finalidade impedir que os empregados da Caixa trabalhassem durante os feriados dos dias 20, 21 e 25 de maio, antecipados pela prefeitura de São Paulo.

Na decisão, a juíza enfatiza que “não há vedação em nosso ordenamento jurídico à exigência de labor em feriados”. Entendeu também que o trabalho nos feriados não aumenta a exposição dos empregados a contágio do coronavírus, além daquele a que já estão expostos nos dias comuns.

Por último, destacou que a atividade bancária é essencial de acordo o Decreto Federal 10.282 de 20 de março de 2020, fazendo menção a prévia programação do pagamento do “Auxílio Emergencial”, verba de caráter alimentar.

:: Caso tenha sido convocado para trabalhar aos sábados sem o devido pagamento das horas extras, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: