Após quase 10h de negociação o Comando Nacional dos Bancários obteve ontem (26) acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para manter a jornada semanal de trabalho de segunda a sexta-feira, sem aumento da jornada diária, com PLR negociada com os sindicatos. E o trabalho aos sábados continua tendo que passar por negociação com representantes dos trabalhadores, neutralizando assim, ao menos temporariamente, os efeitos da MP 905 que atingiam diretamente a categoria.

“Embora a MP tenha efeito imediato essas mudanças não podem ocorrer porque os bancários têm outras regras estabelecidas na convenção coletiva que segue em vigor até agosto do ano que vem”, explica a representante dos empregados no CA da Caixa, Rita Serrano. Ela acrescenta, porém, que o alerta de risco para perda de direitos está mantido, porque a MP não foi derrubada, e por isso mesmo é fundamental participar de iniciativas que caminhem nesse sentido, como pressionar os parlamentares e votar contra a medida na consulta pública aberta pelo Senado (em https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=139757). Além disso, há outras ameaças contidas na medida, como por exemplo a taxação do seguro-desemprego.

Quando a MP foi divulgada a Caixa chegou a informar sobre as mudanças, recuando em seguida. O banco, inclusive, estaria entre os mais atingidos, já que nele se concentra o maior contingente de bancários que cumprem 6 horas diárias. Novas negociações entre Comando e Fenaban estão previstas para os próximos dias.

Compartilhe: