25 de novembro de 2016 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, empregados da Caixa, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, repudiamos a decisão da Diretoria do Banco do Brasil em proceder o fechamento de mais de 400 Agências e a transformação de centenas de outras em postos de atendimento. Milhares de pessoas serão prejudicadas em virtude de terem que mudar de cidade, mudar sua vida motivada pela perda de comissionamento e redução de salário. O atendimento do BB tende a piorar, a população terá menor acesso aos serviços e as filas aumentarão. A proibição de concurso público e o descarte de funcionários através de PDV’s nos bancos públicos responde à lógica do corte de despesas para direcionamento ao pagamento da dívida pública do país, que já consome 45% do orçamento federal. Esse é o primeiro passo do Governo Temer. Em seguida virão a terceirização e a privatização. Para que possamos barrar esse projeto, torna-se urgente organizarmos nossa resistência. Aprovada por 11 votos, havendo 2 abstenções.

25 de novembro de 2016 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, repudiamos a decisão da Caixa de suspender o empregado Juary Chagas, lotado na Agência Ribeira em Natal/RN e acionar a justiça com pedido de demissão por não cumprimento da jornada de trabalho. Juary é integrante da executiva da CSP/Conlutas no Rio Grande do Norte, ex Diretor do Sindicato dos Bancários do RN até fevereiro de 2016 quando foi eleito para o Conselho Fiscal da entidade. Integra ainda o Movimento Nacional de Oposição Bancária. Já se candidatou a vice-prefeito, vereador e deputado federal e é um dos fundadores do MAIS (Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista). Esse ataque da Caixa faz parte de um processo de criminalização do movimento, de perseguição de ativistas sindicais, populares e políticos e deve ser revidado por todas as entidades que prezam pela democracia e pela liberdade de expressão. Aprovada por 7 votos, havendo 6 abstenções.

28 de outubro de 2016 – MOÇÃO DE APOIO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal – São Paulo, em reunião realizada em 28.10.2016, apoiamos a matéria produzida pelo “Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) ” publicada na 17ª edição da revista “Mídia com Democracia”: em defesa da “Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) ”, atualmente passando por um processo de desmonte; contra os projetos de lei que atacam a Internet e os riscos que o golpe representa à liberdade de expressão no país, notadamente o PL 2390/2016 que prevê um cadastro nacional de acesso à internet, sendo autorizada a navegação somente após o registro do usuário; e contra o PL 3453/2015 que acaba com as concessões de telefonia fixa, transfere o patrimônio da União para a iniciativa privada em troca de investimentos em banda larga e transforma em renovações perpétuas as atuais licenças de frequência de telecomunicações. Na prática, o Governo privilegia as empresas que, sem qualquer exigência regulatória, compromete a universalização desses serviços, além de transformar o Estado em refém dessas empresas.

20 de maio de 2016 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP repudiamos o golpe de estado aplicado contra um governo legitimamente eleito, desrespeitando a Constituição, golpe liderado por um grupo que quer saquear o Brasil, retirando direitos dos trabalhadores, criminalizando os movimentos sociais, encerrando programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, trazendo de volta alguns personagens que nos trazem más recordações, tendo entre esses golpistas, Temer, Serra, Cunha, Bolsonaro e, talvez no inferno, estejam aplaudindo, ACM, Ustra, Goebels e Hitler.

20 de maio de 2016 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, repudiamos a prática de monitoramento diário e cobrança periódica de vendas através de e-mails individuais enviados pela SR Jundiaí aos seus empregados vinculados. No e-mail é informado ao empregado a quantidade de vendas acumuladas “até ontem”, o que demonstra o monitoramento diário e ainda é feito um lembrete sobre o “convite” para o empregado fazer parte de um “incrível time de vendas” condicionado ao acúmulo de certificados bronze, prata, ouro e diamante. Estes certificados correspondem ao número de vendas acumuladas do empregado e, caso consiga um número pré-estipulado de certificados ouro + diamante, receberá uma “premiação especial”. O e-mail é encerrado com a seguinte frase: “Neste sentido, de que forma posso te auxiliar…” Estamos testemunhando a imposição da MERITOCRACIA para TODOS os empregados Caixa da SR Jundiaí. Uma das grandes conquistas da última campanha salarial foi exatamente a suspensão da implementação da 3ª Onda do Programa GDP, que nada mais é do que a institucionalização da meritocracia na Caixa. Esse tipo de prática (monitoramento, classificação, comparação, ranqueamento e premiação dos melhores) leva à uma concorrência feroz e às vezes até desleal entre os integrantes do grupo de trabalho.

26 de fevereiro de 2016 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, solidarizamo-nos com os trabalhadores da MABE que resolveu fechar as portas e demitir 1.900 empregados, deixando de pagar os salários nos últimos três meses, o 13º salário e direitos trabalhistas. Esta multinacional, dona de 49 fábricas no exterior, teve isenção de impostos patrocinada pelo governo federal (IPI) e empréstimos a juros baixos do BNDS. Depois de obter lucros exorbitantes, vendendo milhares de fogões nos últimos 10 anos das marcas Dako e Continental e de enviar ao exterior parte importante desse lucro, ao primeiro sinal de crise, ataca sem piedade os seus trabalhadores, fechando a porta de duas fábricas na região metropolitana de Campinas. O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, junto com os trabalhadores da MABE, ocupou a empresa preventivamente no dia 15 de fevereiro de 2016 para impedir que os empresários vendessem as máquinas e o patrimônio da empresa. Os trabalhadores da MABE estão precisando de todo o apoio da população brasileira, especialmente o da classe trabalhadora. O poder econômico não pode descarregar nas costas dos trabalhadores o peso da crise. É preciso que o governo Dilma exproprie as duas unidades da MABE sem indenização, para que os trabalhadores retomem o controle da produção e, dessa forma, possam recuperar o que lhe foi retirado.

27 de novembro de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, conselheiros(as) da APCEF/SP, repudiamos as adequações efetuadas na Lotação Autorizada de Pessoal (LAP) com a consequente extinção das vagas que foram deixadas pelos empregados que saíram da instituição por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) realizado neste ano. Tal medida vem ocasionando sobrecarga de trabalho nas áreas-meio e agravado a situação nas agências com filas constantes e demora no atendimento.

27 de novembro de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, conselheiros(as) da APCEF/SP, reafirmamos nosso apoio aos estudantes, professores e comunidades em luta, por ocasião da ocupação das escolas estaduais, contra a “reorganização” e o fechamento das mesmas, as transferências arbitrárias de alunos e a demissão de professores e funcionários. Pela abertura de amplo debate entre alunos, professores e movimentos sociais, visando pensar a educação na sua totalidade, com planejamento e uma diretriz que nos mostre onde chegar.

27 de novembro de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, conselheiros(as) da APCEF/SP, repudiamos a veiculação de imagens sigilosas e a consequente exposição dos empregados da agência Itupeva no programa “Domingo Espetacular” da Rede Record transmitido no dia 15.11.2015. Foram veiculadas imagens internas e sigilosas da referida agência (inclusive cofre e casa forte), do ambiente externo, de empregados, estagiários, menor aprendiz, terceirizados e clientes, colocando em risco principalmente os funcionários, devido à divulgação pública de suas atividades dentro da unidade.

25 de setembro de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO – “Nós, Conselheiros da APCEF/SP, repudiamos a forma de implantação de metas pelo gerente da CEHOP/SP, Candido Jose Paceli de Almeida, que consideramos abusivas e em desacordo com o GDP ora implantado para os gerentes e não para todos os empregados. Tal ocorrência vem motivando adoecimento, piora no clima organizacional, abertura de processos de apuração de responsabilidade e no não cumprimento de cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho que garante um mínimo de seis horas mensais para que os empregados estudem e se aprimorem via Universidade Caixa.”

25 de setembro de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO – “Nós, Conselheiros da APCEF/SP, repudiamos o acúmulo de atividades dos empregados que são incumbidos pela gerente Marli Feliciano a monitorarem o teleatendimento e o telesserviço na unidade CERAT/SP, instituindo metas diárias. Ressaltamos que não estão sendo feitos os exames previstos em norma do Ministério do Trabalho (PCMSO-NR 7) bem como o acúmulo de atividades não está sendo remunerado visto ter sido extinta a função de monitor de telemarketing.”

24 de julho de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO AO DESCONTO DO DIA NACIONAL DE LUTA – Nós, conselheiros da APCEF/SP, repudiamos a atitude autoritária da direção da Caixa que descontou o dia de trabalho dos(as) colegas que participaram do Dia Nacional de Combate ao PL 4.330 (das terceirizações) em 29.05.2015. Exigimos a imediata revogação do desconto no salário dos(as) companheiros(as) que lutavam por melhorias para toda a classe trabalhadora.

24 de julho de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO AO AUMENTO DA SOBRECARGA DE TRABALHO COM A DEMISSÃO DE TERCEIRIZADOS – Desde o início do ano, a Caixa tem demitido sistematicamente trabalhadores de serviços terceirizados, como ascensoristas, bombeiros profissionais, copeiras, telefonistas e seguranças, aumentando a sobrecarga e degradando as condições de trabalho na empresa. Esse problema, como consequência, tem aumentado o assédio moral sobre os empregados que, além do seu trabalho cotidiano, tem de atender telefonemas e tem exposto funcionários ao não ter seguranças nos prédios de área-meio, desconsiderando que muitos desses setores também fazem atendimento ao público e possuem equipamentos de caixa eletrônico (como é o caso da Gipes/SP). Por outro lado, as demissões penalizam os terceirizados e não se justifica diante do lucro milionário que a empresa tem tido nos últimos anos. Nós, conselheiros da APCEF/SP, repudiamos essas demissões e exigimos a recontratação desses trabalhadores imediatamente, assim como nos colocamos contra toda e qualquer medida que precarize ainda mais as condições de trabalho e aumente o assédio moral na Caixa.

15 de maio de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNADOR DO PARANÁ – Todos nós acompanhamos, através da mídia e das redes sociais, a violenta ação policial contra os professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná que lutam contra as mudanças que estão sendo implementadas no regime de previdência do Estado. Nós, conselheiros (as) da APCEF/SP, apoiamos a luta dos professores e servidores e repudiamos a ação da polícia ordenada pelo Governador do Paraná, Sr Carlos Alberto Richa.
Basta de pancadaria contra que luta por seus direitos!

15 de maio de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNADOR DE SÃO PAULO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, repudiamos a postura do governador Sr Geraldo Alckmin que, por mais de 60 dias de greve dos professores, tem se negado a negociar seriamente, apresentando algumas propostas muito aquém das reivindicadas e determinando que seja descontado o salário dos ativistas. É inadmissível a perseguição aos que lutam!
Nos solidarizamos e gritamos juntos:
– 10% do PIB para a educação pública já!
– Basta de balas e truculência!
– Educação de qualidade já para os filhos dos trabalhadores!

15 de maio de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO À APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI 4.148/2008 – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, repudiamos a aprovação pela Câmara Federal do PL 4.148/2008 que acaba com a exigência do símbolo de transgenia nos rótulos dos produtos com organismos geneticamente modificados. A população tem o direito de conhecer a origem de seus alimentos e escolhê-los de maneira consciente.

15 de maio de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO AO DELTA ZERO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, repudiamos o “delta zero”.  Atualmente o sistema de promoção por mérito contempla 0, 1 ou 2 deltas ao empregado. Prevê também que, independente dos empregados cumprirem todas as exigências previstas, 20% deles ficarão com “delta zero” (sem promoção).
Os 100 mil empregados da Caixa, em maior ou menor grau, contribuem para o lucro da Caixa. É uma injustiça histórica que qualquer empregado deixe de receber ao menos 1 delta.

15 de maio de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO À DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL – Nós, conselheiros da APCEF/SP, nos posicionamos contra a redução da maioridade penal, pois entendemos que essa medida não ajudará a resolver o problema da violência. Ao jovem pobre não é oferecida educação plena, integral. Não há acesso à cultura, ao esporte, às artes, à música, muito menos à saúde e à alimentação adequada. Entendemos que a redução da maioridade penal ocasionará maior criminalização da juventude, sobretudo dos adolescentes pobres e negros. Os adolescentes são muito mais que vítimas de crimes do que autores.

15 de maio de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO AO PROJETO DE TERCEIRIZAÇÃO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, reunidos em 15 de maio de 2015, repudiamos o projeto de lei que versa sobre a terceirização que, além de precarizar as condições de trabalho, enfraquece a organização e a mobilização dos trabalhadores, divide a classe trabalhadora entre estáveis e terceirizados, desorganizando ainda mais a vida sindical. A aprovação desse projeto tem a incumbência de elevar ainda mais o lucro das empresas em detrimento dos direitos dos trabalhadores. Já torna-se perceptível, entre os trabalhadores terceirizados, a ocorrência de efeitos nocivos tais como salários mais baixos, jornadas mais altas, incidência maior de acidentes, maior adoecimento, mais assédio moral, menores oportunidades de crescimento e menor instrução.

23 de fevereiro de 2015 – MOÇÃO DE APOIO – Nós, conselheiros da APCEF/SP, apoiamos a luta dos servidores públicos do Estado do Paraná que sofrem um pesado ataque dos seus direitos por parte do governador Beto Richa (PSDB). Responderam dando um belo exemplo de luta e mobilização.

23 de fevereiro de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO À PERSEGUIÇÃO DE ATIVISTAS E ENTIDADES – Nós, empregados da Caixa, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, repudiamos a perseguição da ativista Juliana, delegada sindical do Complexo São João do Banco do Brasil, por denunciar as más condições de trabalho dos funcionários.
Da mesma forma, Diogo Portugal Pudles, delegado sindical da agência J. K. da Caixa, sofre processo disciplinar.
Se isso não bastasse, a Caixa tem se recusado a reconhecer o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte.
A defesa dos salários, empregos e direitos pressupõe democracia e liberdade de expressão.
Vamos combater essas perseguições e defender os bancos públicos.

23 de fevereiro de 2015 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, empregados da Caixa, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, vimos manifestar publicamente à nova presidenta da Caixa, Sra. Miriam Belchior, e à toda a sociedade, que repudiamos de modo veemente, toda e qualquer iniciativa do governo no processo de abertura do capital da Caixa.
Queremos um banco mais fortalecido e público, capaz de servir à população brasileira cada vez melhor. Caixa 100% pública.

28 de novembro de 2014 – MOÇÃO DE REPÚDIO À PERSEGUIÇÃO DA DELEGADA SINDICAL JULIANA, MILITANTE DO BANCO DO BRASIL – Nós, membros do Conselho Deliberativo da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal – São Paulo repudiamos a perseguição que vem sofrendo a Delegada Sindical Juliana Donato do Complexo São João do Banco do Brasil S/A. A companheira Juliana tem sido impedida de circular pelo prédio para fazer reuniões sob a ameaça de sofrer sanções administrativas. Seus superiores alegam que a mesma é apenas Delegada de sua Unidade. Essa nunca foi a tradição dos Delegados Sindicais do Complexo São João do BB. Entendemos que se trata de um ataque à organização no local de trabalho e portanto um ataque ao conjunto da categoria e da classe trabalhadora.

28 de novembro de 2014 – MOÇÃO DE REPÚDIO UTILIZAÇÃO APLICATIVO WHATSAPP – O Conselho Deliberativo da APCEF/SP repudia a utilização do aplicativo WathsApp para criação de grupos relacionados a troca de mensagens corporativas fora do expediente de trabalho. Tais trocas de mensagens caracterizam o regime de sobre aviso.
A ferramenta correta para o envio – recebimento dessas mensagens já existe e denomina-se caixa-mail.

25 de julho de 2014 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, reunidos em 25/7/2014, repudiamos a implementação da nova sistemática de reconhecimento e valorização dos empregados apresentada pela Caixa baseada na meritocracia. Essa forma de reconhecimento promove relações predatórias entre colegas de trabalho em detrimento do bom clima organizacional. Além disso, a definição de quem tem mérito para obter o reconhecimento será feita por critérios que não abarcam todas as contribuições dos empregados a fim de se obter o resultado da empresa, possibilitando que o mérito real não seja reconhecido pela citada avaliação.

25 de julho de 2014 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, reunidos em 25/5/2014, repudiamos a ação genocida promovida pelo Estado de Israel em Gaza, contra milhões de palestinos. Até o momento, centenas já foram assassinadas, em grande parte, crianças. A desproporcionalidade das forças em combate é evidente. O governo brasileiro tem a obrigação de condenar veementemente essas violações dos direitos humanos cometidos por Israel em Gaza.

25 de julho de 2014 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Todos nós acompanhamos a heróica luta dos metroviários de São Paulo que, durante sua campanha salarial, não só exigiram aumento salarial como também denunciaram a corrupção na empresa e as péssimas condições oferecidas aos usuários. A resposta do governador Alckmin foi digna de uma ditadura. De forma arbitrária e sem embasamento legal mandou demitir 42 metroviários. Essa atitude atropela o direito de greve e é uma clara tentativa de intimidar os ativistas e o movimento sindical no geral. Por entender que esse ataque atinge o conjunto da classe trabalhadora, nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, repudiamos essa atitude do governo do Estado de São Paulo e exigimos a imediata readmissão dos 40 metroviários que ainda não foram reincorporados.

25 de julho de 2014 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, membros do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, reunidos em 25/7/2014, repudiamos qualquer tipo de perseguição política ou criminalização dos movimentos sociais através da prisão de ativistas, em especial nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde diversos militantes estão sendo perseguidos. Repudiamos também o posicionamento da mídia e a sua cobertura tendenciosa contra os movimentos sociais, influenciando a opinião pública que passa a cobrar maior rigor dos aparelhos repressivos do Estado, o que favorece o clima de perseguição e a prática de prisões arbitrárias, também com o apoio do Poder Judiciário.

25 de julho de 2014 – MOÇÃO DE REPÚDIO –  O Conselho Deliberativo da APCEF/SP em reunião ocorrida no dia 25/7/2014 manifesta total apoio à organização das Cipas pelos seus membros eleitos e repudia a interferência da Caixa na indicação de seu presidente, permanecendo a escolha a critério dos cipeiros titulares eleitos, conforme tradição em várias Cipas nos diversos locais de trabalho.
Outra questão que vai contra os trabalhos da comissão é o fato de a Caixa delegar o controle do caixa-mail exclusivamente para o presidente da Cipa. Salientamos ser de suma importância que também o vice-presidente possa utilizar da ferramenta para fazer os encaminhamentos pertinentes. Especificamente na Cipa do Edifício Brás, no ato da posse, 11 de um total de 16 cipeiros eleitos renunciaram ao cargo em protesto à interferência dos gestores na indicação do presidente da comissão. Acreditamos que tal procedimento vise anular o trabalho de uma das mais atuantes Cipas da capital que tem como parceiros a APCEF/SP e o Sindicato do Bancários de São Paulo. Solicitamos que a presidência da Cipa seja escolhida, através de votação, pelos membros eleitos por ocasião da reunião de posse a ser realizada em 11/8/2014.

23 de maio de 2014 – MOÇÃO DE REPÚDIO – elaborada pelo Conselho Deliberativo em virtude de a Caixa não ter aberto concurso para o cargo de engenheiro de segurança no trabalho nas Gipes São Paulo, Campinas e Bauru.

Compartilhe: