26 de novembro de 2013 – MOÇÂO DE REPÚDIO – Repudiamos o arquivamento, a pedido do Deputado Federal Devanir Ribeiro (PT/SP), do projeto de lei nº 6.259/2005 – Isonomia de direitos, que estendiam os benefícios existentes aos novos funcionários das estatais admitidos a partir de 1998. Este conselho deliberativo repudia tal decisão e julga como agressão aos empregados da CAIXA, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste do Brasil.

17 de maio de 2013 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Os Conselheiros da APCEF/SP repudiam as perseguições – suspensões, descomissionamentos, transferências, processos administrativos, suspensões do uso do e-mail pessoal, etc. – aos colegas ativistas do movimento, cipeiros, delegados sindicais, por iniciativa da direção e de chefes de unidades da Caixa. Referimo-nos, em especial, à pena de suspensão de 30 dias do contrato de trabalho imposto ao colega Messias, ativista histórico do movimento e da categoria. Estas práticas nefastas de criminalização dos movimentos sociais infelizmente persistem de forma generalizada e merecem a condenação e resistência por parte de todas as entidades compromissadas com a luta pela democracia e justiça social.

22 de março de 2013 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Nós, conselheiros da APCEF/SP, repudiamos a nomeação do deputado racista e sexista, Marco Feliciano (PSC/SP), a Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, comissão esta que ele não é digno nem de participar das reuniões, quanto mais a ser integrante.

23 de novembro de 2012 – MOÇÃO DE REPÚDIO – O Conselho Deliberativo da APCEF/SP, reunido em 23 de novembro de 2012, repudia a atitude da direção da CAIXA, que abriu processo de apuração sumária contra o funcionário Messias Américo, com o objetivo de apuração de conduta do funcionário em relação aos colegas e aos clientes. Trata-se de uma atitude antidemocrática da CAIXA e é perseguição ao funcionário, pela sua atuação política e sindical, e não ao seu desempenho funcional.

23 de novembro de 2012 – MOÇÃO DE REPÚDIO – O Conselho Deliberativo da APCEF/SP repudia a escolha da nova reitora da PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica, por ter sido a terceira colocada na eleição para a reitoria, contrariando a tradição dessa conceituada universidade de escolher o primeiro colocado, respeitando o voto da comunidade universitária.

27 de junho de 2012 – MOÇÃO DE REPÚDIO – O Conselho Deliberativo da APCEF/SP repudia veementemente o processo de demissões envolvendo a montadora General Motors do Brasil, em um claro desrespeito à classe trabalhadora e à sociedade, uma vez que vem se beneficiando dos incentivos do Governo Federal, como a redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. O Conselho Deliberativo da APCEF/SP se solidariza com todos os trabalhadores da fábrica e seus familiares.

13 de abril de 2012 – MOÇÃO DE REPÚDIO – Repúdio contra ação de retaliação movida pelo gerente geral da Ag. Brás/SP, contra um membro do Conselho Deliberativo da APCEF/SP, Sérgio Silva Ferreira (Caminha), convidando-o a transferir-se para outra unidade de trabalho, embora o mesmo tenha estabilidade pela atuação como membro da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, estabilidade esta que se estende durante 1 ano após o exercício do mandato.

13 de abril de 2012 – MOÇÃO DE DEDEFESA DO BANCO PÚBLICO – O objetivo da Caixa Econômica Federal de ser o 3º banco do País está trazendo graves consequências aos empregados e à empresa. Aumentou o assédio moral aos funcionários, a pressão por metas e a expulsão dos clientes das agências, especialmente nos casos de atendimento social, como FGTS, PIS e Seguro Desemprego. Há agências em que isso se estende inclusive ao auto-atendimento. Somos contrários à política da CAIXA, que busca ultrapassar o BRADESCO, usando os métodos do BRADESCO.
• Somos contra a pressão por metas; o assédio moral, o descomissionamento imotivado, a perseguição aos empregados e delegados sindicais;
• Somos a favor de orientar os trabalhadores sobre os canais alternativos, mantendo a possibilidade de escolha dos clientes;
• Hora extra, hora paga! Fim do banco de horas negativo!
• Retirada da meta de redução de horas extras do AVCaixa!
• Em defesa da CAIXA como Banco Público, agente de desenvolvimento, socialmente responsável e atento à saúde de seus empregados.

13 de abril de 2012 – MOÇÃO DE APOIO AOS DELEGADOS SINDICAIS – NENHUMA TOLERÂNCIA AO ASSÉDIO A NOSSOS REPRESENTANTES – No último período, temos visto por parte da empresa, através de seus gestores, posturas agressivas que dificultam a ação dos delegados sindicais, com perseguição a nossos representantes de base, ameaças e empecilhos à organização dos empregados.
Práticas costumeiras, como expressão de opiniões via caixa-mail, ou crítica à postura dos gestores, têm sido punidas pela suspensão de caixa-mail, abertura de processos disciplinares, transferência de agências e outras práticas que dificultam o clima organizacional, o diálogo e o legítimo direito de defendermos nossos interesses.
No Conselho Deliberativo da APCEF/SP, são alvos dessas políticas os Conselheiros Mauro Rodrigues de Aguiar e Sérgio Silva Ferreira. Nas unidades da CAIXA, são muitos outros.
O Conselho Deliberativo da APCEF/SP expressa, por meio desse, seu repúdio a atuações dos gestores que constantemente perseguem delegados sindicais e representantes dos empregados.
A entidade não aceitará esse tipo de prática, nefasta à democracia, à saúde e qualidade de vida dos empregados, tão propagada pela empresa.
Conclamamos a APCEF/SP e os sindicatos a denunciar os gestores responsáveis, restaurando as condições para a atuação dos delegados sindicais e de todos os empregados, em defesa de nossos direitos.

13 de abril de 2012 – Repudiamos a postura da GECOM, que suspendeu o caixa-mail do delegado sindical Valtair, lotado na GIFUS/SP, que divulgou através do caixa-mail apoio a uma das chapas da FUNCEF, não obstante concordarmos ou não com o teor desta manifestação, considerando que é um direito do delegado sindical divulgar e debater propostas em eleições corporativas ou sindicais.
Na nossa opinião, esta postura é um retrocesso da CAIXA. Um golpe na organização do movimento e na democracia.
Solicitamos o imediato restabelecimento do caixa-mail do empregado e que a APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo interceda junto à GECOM.

27 de janeiro de 2012 – “Solidariedade aos moradores do Pinheirinho. Abaixo à barbárie da polícia do PSDB.
Denunciamos a violência, agressão e desrespeito efetuados pela polícia do PSDB do Estado de São Paulo, que a mando do governador Alckmin, no dia 22 de janeiro, às 5 horas da manhã, mais de 2 mil policiais militares, com apoio de helicópteros, invadiram o Pinheirinho, atirando com bala de revólver e borracha, e soltando bombas de gás lacrimogêneo. Os nove mil moradores foram pegos de surpresa; estavam dormindo, eram jovens, crianças, bebes, idosos, homens e mulheres, que corriam para se defender. Houve feridos e desaparecidos e inclusive suspeita de mortes. Somos solidários aos moradores, apoiamos a campanha de solidariedade, com arrecadação de roupas, alimentos, remédios, doação de dinheiro para a conta do movimento, pois os moradores foram jogados em alojamentos sem a mínima estrutura e vivem amontoados, sem nenhuma condição de moradia e higiene. Considerando-se o princípio constitucional da função social da propriedade, o Conselho Deliberativo da APCEF/SP pede a intervenção do Governo Federal para a desapropriação da área em litígio, a construção de moradias e distribuição às famílias que foram expulsas da área.”

19 de agosto de 2011 – “Moção de elogio e reivindicação – O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizará um Seminário Internacional sobre Saúde dos Bancários no dia 24 de agosto. A iniciativa é muito louvável e abrangente, porém, não atende a categoria, que está trabalhando efetivamente em seus locais de trabalho. Como sugestão, gostaríamos que os próximos que forem realizados sejam em horário noturno ou fim de semana, para que toda a categoria de bancários tenha acesso ao seminário.”

19 de agosto de 2011 – “O Conselho Deliberativo da APCEF/SP apoia o Projeto de Decreto Legislativo do Deputado Federal do PT, Ricardo Berzoini, que trata de questões pertinentes à regularização do correspondente bancário.”

20 de maio de 2011 – “Considerando que nas últimas campanhas salariais algumas lideranças bancárias têm convocado e realizado reuniões e encontros paralelos à Conferência Nacional e que saem a campo defendendo reivindicações e estratégias diferentes das aprovadas pelo fórum legítimo, quebrando a unidade de luta dos bancários em sua campanha salarial unificada, o que acaba por dividir a categoria dos trabalhadores, dificultando o trabalho do Comando Nacional. O Conselho Deliberativo da APCEF/SP, reunido em 20 de maio de 2011, manifesta o seu repúdio a qualquer tentativa de divisão da categoria e orienta os associados da APCEF/SP, os bancários da CEF e os trabalhadores bancários em geral a construírem a unidade na luta com a participação efetiva dos trabalhadores nas Assembléias de base dos Sindicatos, nos encontros de base e estaduais que elegem os Delegados à Conferência Nacional e convida os trabalhadores a fortalecerem os fóruns legítimos que irão definir os rumos de nossas lutas reivindicatórias”.

Compartilhe: