Da Agência Fenae

O vice-presidente de Logística da Caixa Econômica Federal, Paulo Bretas, deve receber, em 1º de outubro, quarta-feira, os representantes dos associados no grupo de trabalho que elabora o modelo do novo plano de benefícios da Funcef.
O encontro tem por objetivo discutir exclusivamente as mudanças no estatuto da Fundação.
Os representantes dos associados vão apresentar a Bretas reivindicações como a paridade entre associados e patrocinadora na Diretoria Executiva, com escolha direta de três diretores da Fundação, fim do voto de qualidade nos conselhos e, ainda, instituição de plebiscito para definir mudanças nos planos de benefício ou no estatuto da Funcef.
As reivindicações dos associados têm por base as resoluções do XIX Conecef, realizado em julho. “Pela importância estratégica dos fundos de pensão, a abertura para a participação paritária dos trabalhadores em todos os níveis de gestão torna-se cada vez mais urgente” – traz a resolução do Conecef.

Propostas do Conecef

As propostas do Conecef são as seguintes:

– Alteração do estatuto, estabelecendo em seis o número de membros da Diretoria Executiva da Funcef, com paridade entre participantes e patrocinadora e eleição direta dos representantes dos participantes.
– Eliminação do voto de qualidade em todas as instâncias da Funcef ou a limitação do uso desse método excluindo algumas matérias, como alteração estatutária ou regulamentar, alteração de custeio, por exemplo.
– Plebiscito para alteração estatutária ou das regras de plano de benefício.
– Rediscussão da alteração estatutária que permite a ocupação dos cargos de conselheiro e diretor por não associados da Funcef/empregados da Caixa.
– Redirecionamento das aplicações da Fundação a investimentos socialmente responsáveis.
– Estabelecimento de uma política de participação da Funcef como fundo multipatrocinado.

Compartilhe: