A entidade internacional UNI Américas, o braço regional do Sindicato Global que representa mais de 22 milhões de trabalhadores dos setores de serviços em todo o mundo, enviou carta para a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), em que expressa "seu mais profundo apoio e solidariedade à greve que ora está em curso em vosso país".

No texto, a UNI Américas afirma saber da importância do movimento sindical bancário brasileiro para os trabalhadores em geral. Segundo a UNI Américas, “todo apoio à campanha salarial e à greve nacional dos bancários é estratégica para a contínua melhoria das condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras".

A UNI Américas afirma em sua carta que os bancos brasileiros "continuam fazendo ajustes injustificáveis", aumentando demissões e ao mesmo tempo apresentando rentabilidade e crescimento de seus lucros trimestre a trimestre, não havendo, portanto, "um único argumento favorável à postura dos bancos brasileiros de não atender às reivindicações da categoria bancária e seus sindicatos representativos".
A UNI Américas conclama os banqueiros a negociar e atender às reivindicações dos trabalhadores.

A Contraf/CUT vê como um estímulo à campanha salarial deste ano o apoio e a solidariedade dos trabalhadores de outros países e de suas entidades representativas. Para a entidade, a luta dos bancários no Brasil é a mesma luta da classe trabalhadora em qualquer parte do mundo por mais justiça e por uma vida mais digna.

 

Compartilhe: